image_pdfimage_print

Formar profissionais qualificados e habilitados a produzir inovações na indústria farmacêutica é o principal objetivo do Departamento de Ensino de Farmanguinhos. Por isso, desde 2008, a unidade oferece dois cursos de especialização: Gestão da Inovação em Fitomedicamentos (FITO) e Tecnologias Industriais Farmacêuticas (TIF). As especializações têm o propósito de fornecer informações para que o aluno efetue análise crítica com embasamento para identificar necessidades, planejar, organizar e executar ações e projetos na indústria farmacêutica.

 

MAIS INFORMAÇÕES

 

 

 


Tecnologias Industrias Farmacêuticas (TIF)

O curso tem por objetivo qualificar profissionais de nível superior das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Biologia, que atuam ou têm interesse em atuar na Indústria Farmacêutica, seja na rede de laboratórios oficiais produtores de medicamentos, seja no setor privado nacional, a fim de que se possa atingir, com qualidade, as metas de pesquisa e produção na área da Saúde.

Durante a Especialização serão abordados conhecimentos para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos, incluindo pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, controle de qualidade, tecnologias de produção, novos sistemas de liberação de fármacos e produtos biotecnológicos, embalagem e estabilidade farmacêutica, fitomedicamentos, pesquisa clínica, assuntos regulatórios e propriedade industrial. Serão realizadas discussões de temas específicos de cada área e atividades práticas que promoverão a capacitação dos alunos.

 


Gestão da Inovação em Fitomedicamentos (FITO)

Implantado em Farmanguinhos pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde e pela Coordenação de Cursos Lato sensu de Farmanguinhos, o curso tem como proposta qualificar profissionais graduados para atuar como gestores em qualquer segmento da cadeia produtiva de medicamentos de origem vegetal. Além disso, ao fim da especialização, os alunos estarão aptos a desenvolver propostas de intervenção que viabilizem o desenvolvimento de produtos da biodiversidade e a utilização do conceito analítico do Complexo Industrial da Saúde no Brasil.

O curso visa desenvolver a compreensão ampla do processo de inovação no contexto do Sistema de Inovação em Saúde e de diferentes perspectivas do processo dinâmico de gestão do conhecimento como parte da estratégia das organizações em rede; abordar novos parâmetros para o desenvolvimento de fitomedicamentos, com a compreensão das diferentes etapas e áreas do conhecimento envolvidas no seu processo de validação científica e desenvolvimento tecnológico, bem como a discussão de políticas públicas e aspectos jurídicos relacionados à área de plantas medicinais e fitomedicamentos.

Coordenadores do Curso: Glauco Villas-Bôas / Msc. Regina Nacif da Costa

 

Informações e inscrições:

– Para mais informações acesse: http://redesfito.far.fiocruz.br/index.php/servicos/cursos/presencial
– Para realizar a pré-inscrição, sem compromisso, acesse: http://redesfito.far.fiocruz.br/index.php/servicos/cursos/presencial/pre-inscricao (você será informado por e-mail quando houver a abertura das inscrições).
– Para mais informações sobre o curso modalidade EAD acesse: http://redesfito.far.fiocruz.br/index.php/servicos/cursos/ead

Conheça a RedesFito: http://redesfito.far.fiocruz.br/


Contatos: