image_pdfimage_print

 

Farmanguinhos além de pesquisar, desenvolver novos fármacos e produzir medicamentos, contempla a educação para a difusão e geração de conhecimentos na qualificação profissional.

A instituição promove nos seus cursos a integração entre a pesquisa e o desenvolvimento, a partir da experiência dos pesquisadores para composição de seu corpo docente, afim de habilitar profissionais voltados à inovação na indústria farmacêutica e áreas afins.

Conheça as linhas de ensino de Farmanguinhos:

Stricto Sensu
Mestrado Profissional

Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica

O Mestrado oferece aos alunos uma formação única para conectar o mundo da ciência ao dos negócios. O curso oferece aos profissionais de empresas de base tecnológica, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos uma visão sistêmica da Indústria Farmacêutica, desde a concepção do potencial fármaco até a produção e entrega do medicamento à prateleira. Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o curso recebeu conceito 4, onde o máximo é 5.
Saiba mais

Lato Sensu
Especialização

Tecnologias Industriais Farmacêuticas (TIF)

O curso tem por objetivo qualificar profissionais de nível superior das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Biologia, que atuam ou têm interesse em atuar na Indústria Farmacêutica, seja na rede de laboratórios oficiais produtores de medicamentos, seja no setor privado nacional, a fim de que se possa atingir, com qualidade, as metas de pesquisa e produção na área da Saúde.
Saiba mais

Gestão da Inovação em Fitomedicamentos (Fito)

O Curso de Gestão da Inovação em Fitomedicamentos visa à qualificação de gestores em qualquer segmento da cadeia produtiva de medicamentos da biodiversidade, a partir da complexidade que envolve a inovação, como uma visão dinâmica, comprometida com o retorno socioambiental.

A base conceitual da inovação em medicamentos da biodiversidade traz uma reflexão a respeito do novo paradigma tecno-econômico verde, de um sistema nacional de inovação em medicamentos da biodiversidade, sobre o trabalho em rede a partir de arranjos eco-produtivos locais identificados em cada bioma brasileiro. Neste escopo estão contempladas duas oportunidades: o desenvolvimento de fitoterápicos e o desenvolvimento de fitofármacos, a partir dos ecossistemas brasileiros.
Saiba mais

Centro de Estudos
Capacitação profissional

O Centro de Estudos é o lócus de interação dos membros do corpo técnico-científico de Farmanguinhos, bem como um espaço de ensino-aprendizagem criado com a finalidade de contribuir para a formação de recursos humanos, dentro de uma visão de educação continuada e de valorização do capital humano. Para alcançar esses objetivos, o Centro de Estudos promove a realização de palestras, conferências, seminários, apresentação de teses, divulgação da produção científica, entre outras atividades.

Escolas de Verão e Inverno
Cursos de atualização

Desde 2015, a unidade deu início a realização de cursos de atualização sobre assuntos relevantes para os processos da indústria farmacêutica, nas Escolas de verão e inverno. Ao todo, foram cinco edições das escolas, com 10 cursos de 20 horas que versaram sobre os temas de Fármacos Biológicos, Descoberta de fármacos e protótipos para doenças tropicais, AIDS e leucemia, Atualização em CG – CLAE, Cadeia produtiva de plantas medicinais, Gestão de Projetos, Gestão do conhecimento e prospecção em saúde pública: uma abordagem do “Big data”, RMN, Nanotecnologia, dentre outros assuntos. Os cursos são abertos aos alunos de graduação e pós-graduação, bem como para profissionais internos e externos da Fiocruz. Até 2018 as nossas escolas já receberam mais de 200 alunos.

Coordenação

Mariana Conceição de Souza
Doutora em Biologia Celular e Molecular – Fundação Oswaldo Cruz (2006)
Mestra em Ciências Morfológicas – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001)
Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998)


Secretaria Acadêmica

CTM
Telefones: (21) 3348 – 5058 / 3348 – 5044
Manguinhos
Telefones: (21) 3977 – 2471
E-mail: secensino@far.fiocruz.br