image_pdfimage_print

 

Farmanguinhos além de pesquisar, desenvolver novos fármacos e produzir medicamentos, contempla a educação para a difusão e geração de conhecimentos na qualificação profissional.

A instituição promove nos seus cursos a integração entre a pesquisa e o desenvolvimento, a partir da experiência dos pesquisadores para composição de seu corpo docente, afim de habilitar profissionais voltados à inovação na indústria farmacêutica e áreas afins.

Conheça as linhas de ensino de Farmanguinhos:

Stricto Sensu
Mestrado Profissional

Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica

O Mestrado oferece aos alunos uma formação única para conectar o mundo da ciência ao dos negócios. O curso oferece aos profissionais de empresas de base tecnológica, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos uma visão sistêmica da Indústria Farmacêutica, desde a concepção do potencial fármaco até a produção e entrega do medicamento à prateleira. Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o curso recebeu conceito 4, onde o máximo é 5.
Saiba mais

Lato Sensu
Especialização

Tecnologias Industriais Farmacêuticas (TIF)

O curso tem por objetivo qualificar profissionais de nível superior das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Biologia, que atuam ou têm interesse em atuar na Indústria Farmacêutica, seja na rede de laboratórios oficiais produtores de medicamentos, seja no setor privado nacional, a fim de que se possa atingir, com qualidade, as metas de pesquisa e produção na área da Saúde.
Saiba mais

 Inovação em Fitomedicamentos (Fito)

O Curso de Especialização em Inovação em Fitomedicamentos é uma iniciativa do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), integrada aos cursos lato sensu da Vice Diretoria de Ensino Pesquisa e Inovação (VEDPI) de Farmanguinhos/Fiocruz, que visa qualificar profissionais para atuarem na pesquisa, desenvolvimento e inovação de medicamentos de origem vegetal, considerando a visão dinâmica da inovação como um processo social, ambiental e econômico, inserida nas perspectivas da complexidade e sustentabilidade.

A relevância deste curso está na oferta de qualificação profissional visando atender aos desafios centrais da cadeia de desenvolvimento tecnológico de fitomedicamentos no Brasil, assim como daqueles relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais

Centro de Estudos
Capacitação profissional

O Centro de Estudos é o lócus de interação dos membros do corpo técnico-científico de Farmanguinhos, bem como um espaço de ensino-aprendizagem criado com a finalidade de contribuir para a formação de recursos humanos, dentro de uma visão de educação continuada e de valorização do capital humano. Para alcançar esses objetivos, o Centro de Estudos promove a realização de palestras, conferências, seminários, apresentação de teses, divulgação da produção científica, entre outras atividades.

Escolas de Verão e Inverno
Cursos de atualização

Desde 2015, a unidade deu início a realização de cursos de atualização sobre assuntos relevantes para os processos da indústria farmacêutica, nas Escolas de verão e inverno. Ao todo, foram cinco edições das escolas, com 10 cursos de 20 horas que versaram sobre os temas de Fármacos Biológicos, Descoberta de fármacos e protótipos para doenças tropicais, AIDS e leucemia, Atualização em CG – CLAE, Cadeia produtiva de plantas medicinais, Gestão de Projetos, Gestão do conhecimento e prospecção em saúde pública: uma abordagem do “Big data”, RMN, Nanotecnologia, dentre outros assuntos. Os cursos são abertos aos alunos de graduação e pós-graduação, bem como para profissionais internos e externos da Fiocruz. Até 2018 as nossas escolas já receberam mais de 200 alunos.

Coordenação

Mariana Conceição de Souza
Doutora em Biologia Celular e Molecular – Fundação Oswaldo Cruz (2006)
Mestra em Ciências Morfológicas – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001)
Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998)


Secretaria Acadêmica

CTM
Telefones: (21) 3348 – 5044 / 3348 – 5059
Manguinhos
Telefones: (21) 3977 – 2471
E-mail: secensino@far.fiocruz.br