image_pdfimage_print

Instituição socialmente responsável

Farmanguinhos promove ações e projetos sociais que produzem resultados qualitativos nas condições de vida das populações em territórios vulneráveis e, consequentemente, na saúde dessas pessoas.

Para a implementação dos projetos são adotadas tecnologias intensivas de participação social com o objetivo de contribuir para a organização, mobilização e protagonismo dos agentes coletivos.

A atuação social do Instituto visa o desenvolvimento socioeconômico e humano das comunidades do entorno, a partir de três eixos:

Educação, Comunicação e Cultura – Projetos e ações que contribuam para a formação de cidadãos críticos e participativos, identificados com os seus contextos territorial, histórico e cultural.

Trabalho, Renda e Solidariedade – Ações e projetos que desenvolvam capacidades, habilidades e cultura do trabalho, estimulando potencialidades e vocações econômicas de modo a contribuir para o desenvolvimento equânime e sustentável do território.

Território e Saúde – Projetos e ações que reforcem a capacidade sócio-comunitária na reivindicação, na gestão participativa e no controle social das políticas públicas voltadas para a construção de territórios saudáveis.

Conheça alguns dos nossos projetos e ações sociais:

Fiocruz Pra Você – Programa de imunização contra a poliomielite. Realizado desde 1994, o evento tem suas origens no contexto de violência que se abatia sobre o território de Manguinhos. Desde então, a instituição procura associar o Dia Nacional de Vacinação a um dia de luta por uma vida saudável e digna para todos. No Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá, a ação iniciou-se em 2005. Trata-se de uma grande ação de cidadania. Além da imunização, são oferecidos à população serviços de saúde e sociais atividades pedagógicas e culturais.

Se essa rua fosse minha – Projeto de intervenção urbanística que visa a revitalizar uma área degradada pelo despejo irregular do lixo usando a arte urbana (grafite) e o artesanato em pneus como ferramentas principais de transformação do ambiente.

Desenvolvimentos Local – A instituição apoia diversas iniciativas de organizações comunitárias do entorno (Cidade de Deus e adjacências). O objetivo é estimular projetos voltados para inclusão social e geração de renda.

Campanha de Páscoa – Todos os anos, os colaboradores participam da campanha de doação de ovos de Páscoa. Os chocolates são distribuídos em creches comunitárias de diversas comunidades da região, levando alegria a cerca de 150 crianças.

Natal Solidário –  Outra importante iniciativa é o Natal Solidário. Todos os anos, idosos da Casa de Sant’Ana e crianças das comunidades locais são apadrinhados pelos colaboradores, que, por sua vez, presenteiam com roupas, calçados, produtos de higiene pessoal e, no caso de crianças, um brinquedo. Os presentes são entregues durante a festa de confraternização que os funcionários preparam para as cerca de 70 crianças e os 25 idosos beneficiados pelo programa.

Responsabilidade Ambiental

Programa de Sustentabilidade – Farmanguinhos trabalha sobre os pilares de sustentabilidade socioambiental. A unidade adota o conceito dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Conheça algumas das nossas ações:

Coleta Seletiva – Os colaboradores são conscientizados a descartarem o lixo em grupos distintos: plástico, metal, papel e vidro, bem como pilhas e medicamentos, nas respectivas caixas coletoras instaladas em locais específicos para que sejam reciclados ou desprezados de forma segura e responsável.

Reuso de Efluentes – Projeto que visa aproveitar grande parte do efluente tratado pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para atividades de jardinagem e lavagem do pátio, possibilitando uma redução considerável do consumo de água.

Doação de Reciclados – Farmanguinhos doa todo o material reciclado a associações e cooperativas de catadores, de acordo com o Decreto 5.940 de 25/10/2006.

Balanços Sociais

Consulte nossos balanços sociais: