Unidade foi reconhecida pelos seus processos de Excelência em Gestão Pública


Shirley Trajano (centro) ressaltou o empenho institucional na consolidação dos processos de excelência em gestão pública (Foto: Alexandre Matos)

Na última quarta-feira (29/11), o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) recebeu o Certificado de Excelência em Gestão Pública, concedido pelo Núcleo de Excelência da Gestão do Estado do Rio de Janeiro. O documento foi entregue à coordenadora de Gestão da Qualidade, Shirley Trajano, durante o VII Seminário de Boas Práticas, realizado no auditório da Caixa Econômica Federal, no Centro do Rio de Janeiro.

 

De acordo com a entidade, a certificação é concedida após autoavaliação que cada instituição elabora anualmente. São analisados oito critérios que compõem o Modelo de Excelência em Gestão Pública: governança; estratégias e planos; cidadãos usuários; interesse público e cidadania; pessoas; processos; e resultados.

 

Para cada processo avaliado é atribuída uma nota. A soma de todas pode chegar a 500 pontos no total. Os níveis de excelência de gestão variam numa escala de um a cinco, conforme o agregado de notas. Farmanguinhos foi classificado no nível 4.

 

Os certificados de Farmanguinhos estão expostos na recepção principal do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM)

A coordenadora da Qualidade, Shirley Trajano ressaltou que toda a Direção está empenhada em executar as melhorias necessárias visando a alcançar o nível máximo de Excelência em Gestão. “A partir do modelo proposto, somos motivados e orientados a fazer uma gestão cada vez mais técnica, além de atender ao modelo de gestão do governo federal. E este certificado mostra que estamos trabalhando certo na construção de uma gestão cada vez melhor”, observou.

 

Além do Certificado de Excelência em Gestão Pública, Farmanguinhos possui ainda o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF); a Certificação Ambiental Internacional ISO 14001; a Certificação de Sistema da Qualidade ISO 9001; o certificado de categoria ouro do Prêmio de Qualidade Rio; bem como os de outras edições do Gespública.