Marcos Jun Nakamura foi contemplado pelo estudo sobre oleorresinas de copaíba. Pesquisa de Simone Sacramento Valverde também foi destaque no evento

Um estudo desenvolvido pelo biólogo Marcos Jun Nakamura, da área de Produtos Naturais de Farmanguinhos, foi premiado durante o 12º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e 17º Simpósio Latinoamericano de Farmacobotânica, realizados na cidade de Petrópolis de 7 a 10/5. Denominada Variabilidades no controle de qualidade físico-química de oleorresinas de copaíba e relações com características ecomorfológicas, a pesquisa foi contemplada na área temática de Controle de Qualidade e Tecnologia de Fitoterápicos. A investigação aborda métodos físico-químicos convencionais para o controle de qualidade de óleo de copaíba.

Trata-se de um importante produto florestal não madeireiro, extraído e vendido ao mercado externo para utilização em diferentes indústrias, tais como as de cosméticos, perfumaria, de vernizes e farmacêutica. Objeto do estudo, a oleorresina de copaíba apresenta propriedades anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante. De acordo com o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, sua formulação é recomendada em aplicações dérmicas.

A pesquisa foi tema da dissertação de Mestrado do pesquisador, defendida em 2016, sob orientação da professora Mônica Freiman de Souza Ramos (Faculdade de Farmácia/UFRJ). O estudo contou, ainda, com a participação dos pesquisadores Antonio Carlos Siani e José Luiz Mazzei da Costa, ambos de Farmanguinhos, além de pesquisadores da Embrapa e da Universidade de São Paulo (USP).

Farmanguinhos foi destaque ainda em outro estudo com plantas medicinais. Com o título Perfil metabólico e identificação de marcadores químicos e biológicos de quatro diferentes espécies de arnicas brasileiras da família Asteraceae, o projeto da pesquisadora Simone Sacramento Valverde, também da área de Produtos Naturais, foi um dos 12 trabalhos científicos selecionados para apresentação oral no evento. O estudo conta com o apoio do Proep/CNPq e Inova/Fiocruz.

Sobre o evento – É uma realização da Sociedade Brasileira de Farmacognosia juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur de Sá Earp (FMP/FASE). O evento teve como objetivo possibilitar discussões e interações nas mais diversas áreas da Farmacognosia e da Farmacobotânica, visando o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes das áreas de plantas medicinais e produtos naturais relacionadas a essas áreas.