A Unidade aceitou o desafio e reitera os projetos sustentáveis, para que juntos possamos contribuir para a melhoria da qualidade do ar

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e neste ano, traz o tema “Poluição do Ar”, que é uma questão preocupante para o meio ambiente e para a saúde da população. A ONU Meio Ambiente e diversas instituições brasileiras promoveram ações de engajamento digital, com o intuito de conscientizar e debater alternativas para acabar com a poluição do ar.

Farmanguinhos, certificado na ISO 14001, aborda o tema sustentabilidade ambiental de forma muito responsável e atuante e aceitou o Desafio da máscara, publicado ontem nas Redes Sociais, e se comprometeu em reiterar os projetos sustentáveis implantados na Unidade.  

A instituição e a empresa terceirizada Serv call realizam o acompanhamento mensal dos gases emitidos pelas caldeiras da Produção. Este monitoramento permite controlar os níveis de monóxido de carbônico e gás carbônico e oxigênio, para ajustar os níveis dentro dos parâmetros aceitáveis pelas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente, do Ministério de Meio Ambiente.

Estação de Tratamento de Efluentes com o rejeito líquido antes e depois do tratamento

Desde 2010, a Estação de Tratamento de Efluentes trata o rejeito líquido usado na unidade, que é liberado em ótima qualidade no rio Arroio Fundo, na Curicica. Existe na área de Divisão de Meio Ambiente o projeto de reuso deste efluente para atividades de jardinagem e lavagem do pátio, a ser implementado. Somente em 2018, 36 milhões m³ foram tratados, com eficiência do tratamento de, aproximadamente, 96%.

Além disso, a instituição adota o conceito dos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar e, por intermédio do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA), realiza coletas de papel, de óleo vegetal do restaurante, de pilhas e baterias, de descarte de medicamento em desuso (distinguindo entre semissólidos, líquidos e sólidos) e a coleta seletiva solidária.

Outra preocupação da Unidade é com o monitoramento e plantio de árvores e plantas nos jardins do campus, havendo sempre o reaproveitamento do material, quando ocorre a queda ou poda, para ornamentação de bancos, vasos e pisos para os jardins. Ao todo, foram implementadas cerca de 2000 unidades de plantas nos jardins do Complexo Tecnológico de Medicamentos desde 2018, com a empresa SM21 e, ainda, três árvores foram plantadas, sendo dois exemplares do pau-brasil e a canafístula, conhecida como chuva de ouro. O horto foi aprimorado no campus CTM e, atualmente, já conta com 900 mudas de plantas ornamentais. 

Farmanguinhos também deu início ao Programa de Eficiência Energética, em 2016, com a utilização de um Termoacumulador, cuja finalidade é armazenar água gelada e depois refrigerar os locais necessários na fábrica, gerando economia de energia.

A gestora da área, Denise Barone, faz um alerta sobre o meio ambiente. “Precisamos estar atentos à crise ambiental que estamos vivendo no mundo, com escassez de água e energia, pois os recursos naturais são finitos. A nossa atitude pode mudar o futuro do planeta! Façamos a nossa parte para um futuro melhor”, concluiu.

E você, o que está fazendo para cuidar do meio ambiente? Confira alguns exemplos, reflita e faça a diferença!

  • Use o transporte público ou caronas compartilhadas, ande de bicicleta ou a pé
  • Troque seu carro por um híbrido ou elétrico
  • Desligue o motor do carro quando estiver estacionado
  • Reduza seu consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano
  • Faça a compostagem de alimentos orgânicos e separe o lixo não orgânico
  • Migre para sistemas e equipamentos de aquecimento doméstico de alta eficiência 
  • Poupe energia: desligue as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso
  • Escolha tintas e móveis não tóxicos

Clique e confira mais informações da ONU Meio Ambiente.