Jonnathan é responsável pelo Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional / Foto: Viviane Oliveira

É bonito de ver quando o brilho nos olhos e os cuidados com a assistência básica à população extrapolam as barreiras da Fiocruz. Ao todo, são 15 anos que Jonnathan Pereira se dedica à saúde brasileira profissionalmente e ainda desenvolve encontros e obras sociais em prol da qualidade de vida do próximo. O servidor, que ingressou em Farmanguinhos como terceirizado em 2006, faz questão de olhar para trás, lembrar da sua trajetória e de reconhecer a importância de grandes incentivadores, como a esposa Natércia e amigos de trabalho, para trazer mais vitalidade e dedicação ao motivar e auxiliar outras pessoas.

Jonnathan se formou em Administração, graças ao incentivo e direcionamento de sua companheira Natércia, e iniciou em Far na área do Patrimônio, onde pode aplicar a experiência adquirida como estagiário no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e depois, no primeiro emprego, na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, da Marinha. Sempre em busca de novos desafios e aprendizados, em Farmanguinhos, pode atuar também na área do almoxarifado, como auxiliar, almoxarife e, depois, como analista.

“Essa experiência no almoxarifado me auxiliou a enxergar melhor o funcionamento da parte operacional e pude compreender o processo final da cadeia. Nesse início, contei com ótimas oportunidades e incentivos de vários profissionais, como Denilson Bastos, Jorge Quirino, Sílvia Santos, que serviram como exemplos para mim”, contou.

Jonnathan é responsável pelo Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional / Foto: Viviane Oliveira

Em 2014, Jonnathan passou no concurso da Fiocruz e começou a atuar como servidor no Departamento de Planejamento Logístico. Entre muitas experiências vividas, ser um usuário chave do Sistema ERP SAP, no módulo SRM, agregou mais conhecimento sobre a gestão de fornecedores e preparou o servidor para uma nova fase que vivenciaria.

Três anos depois, foi convidado para assumir a chefia do Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), dentro do Departamento de Administração, da Vice-diretoria de Gestão Institucional.

“O setor foi criado com o intuito de melhorar a cadeia de suprimentos e fazer um elo maior entre o requisitante e o Serviço de Compras. Foi um desafio, porque lidamos desde itens de escritório até o material de ponta e, por isso, foi importante uma compreensão melhor de todas as áreas”, explicou Jonnathan. 

No novo setor, o profissional ministrou encontros e treinamentos, junto ao setor de Compras, para os requisitantes das Janelas de Carrinhos de Compras e do novo sistema do Governo Federal, Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), que consolida todas as contratações para o exercício subsequente.

O novo sistema ainda serviu de estímulo para ser objeto de estudo do Mestrado em Política de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), iniciado em 2019. “É um assunto inédito e será um trabalho pioneiro na área. Além do sistema ser desafiador, esse mestrado na ENSP é superconcorrido, e ter passado na primeira tentativa, me deixou muito feliz”, ressaltou o novo mestrando.

Outro momento promissor foi a atuação como um dos delegados de Farmanguinhos no VIII Congresso Interno da Fiocruz, no final de 2017. Esta participação gerou desdobramentos importantes e despertou um interesse do servidor em ser mais participativo no futuro da Instituição, se candidatando, assim, para o Conselho Deliberativo de Farmanguinhos. Jonnathan foi eleito representante titular de área pela VDGI para o biênio 2018 – 2020.

Telespectador assíduo do “Pequenas empresas e grandes negócios”, ele explora o lado visionário e proativo para fazer o bem, utilizando o tempo livre para se dedicar à família e à comunidade formada pelos frequentadores da Igreja Pentecostal Jesus é o Caminho e a Vida.

Jonnathan e a esposa Natércia são os idealizadores do Retiro de Casais Compromisso, o qual irá para a sétima edição em setembro de 2019 / Foto: arquivo pessoal Jonnathan Pereira

Casado há 15 anos com a esposa Natércia, eles idealizaram o Retiro de Casais Compromisso, que já está na sétima edição e, além de reforçar o laço entre as famílias, proporciona viagens para lugares como Miguel Pereira, Arraial do Cabo, Penedo, Angra dos Reis, com valores simbólicos. O casal realiza obras sociais e trabalhos voluntários, como distribuição de agasalhos e quentinhas aos moradores de rua de Caxias, Bonsucesso, Jacarezinho e Manguinhos.

Jonnathan era aquele que aproveitava os minutos no intervalo do almoço ou no ônibus para estudar e, atualmente, tem conseguido repassar esta mentalidade aos jovens no Projeto Educa Mais Igreja, com orientações e direcionamentos profissionais.

O servidor passando a paixão do time do coração para a esposa, os três filhos Ashlley, Anne Catarine e Nathan, e um amigo das crianças / Foto: Jonnathan Pereira

Esses são os princípios e exemplos, que Jonnathan transmite aos três filhos, Ashlley, de 15 anos, Anna Catarine, de 12, e o caçula, Nathan, de 10 anos. Com determinação, profissionalismo, experiência e o coração enorme do Jonnathan, muitas conquistas serão comemoradas. Que a empatia e o amor contagiem, para que as boas ações possam se multiplicar.