Mais de 3 mil pessoas participaram do Fiocruz pra você, que ofereceu atendimentos de saúde, cidadania, educativos e culturais

Um dia voltado para imunização, serviços de saúde e cidadania, brincadeiras, atividades culturais e esportivas para a comunidade. Este foi o Fiocruz pra você 2019, realizado no último sábado (19/10), no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos, localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.  Durante o evento, foi disponibilizado a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, que era o grupo prioritário da campanha do Governo Federal. Os agentes de saúde realizaram quase 500 atendimentos e verificaram que a maioria do grupo focal estava com a caderneta em dia para a tríplice e passaram orientações sobre as vacinas que estavam pendentes.

O diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, comentou sobre a realização do evento na unidade, que acontece desde 2005. “O Fiocruz pra você é uma marca da Fundação. É o dia em que a instituição abre as portas para o público, proporcionando um dia de integração com a sociedade e mostrando todo o trabalho que ela tem e que pode oferecer para a sociedade. É um momento de comunhão entre a Fiocruz, sua parte científica, e a comunidade, que vem nos prestigiar e, obviamente, proteger seus filhos”, ressaltou.  

Ao longo do dia, a população da região teve acesso a serviços de saúde e cidadania, assim como diversas oficinas e atividades culturais e esportivas, oferecidas pelos parceiros envolvidos na realização do evento, que também contou com o apoio financeiro do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e da Fiotec.

Serviços de cidadania – A Fundação Leão XIII concedeu isenção (1ª e 2ª vias) de certidões de nascimento, casamento e óbito. Já o Detran, de identidade.  A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) fez cadastro reserva para balcão de emprego e jovem aprendiz e agendamento para emissão de Carteira de Trabalho. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) orientou e encaminhou famílias para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de atendimentos sociais, cadastramento e atualização no Cadastro único (CADÚNICO) e encaminhamento para a rede socioassistencial. A Secretaria Municipal de Ensino (SME) fez matrículas na Rede de Ensino para alunos de 4 a 12 anos. Tais serviços foram intermediados pelo programa Territórios Sociais, que atuou como articulador entre as secretarias e os órgãos públicos.  O SEBRAE esteve presente aconselhando empreendedores.

Natalia foi a primeira da fila para tirar os documentos. (Foto: Viviane Lopes)

Moradora da localidade conhecida como Brejo, na Cidade de Deus, Natalia Nunes foi a primeira da fila para tirar os documentos: “Eu soube do evento através da assistente social e vim porque hoje em dia é tudo pago e agendado, é mais difícil ter o documento em dia. Aqui eu tenho gratuidade e consigo resolver na hora. Já tirei a minha identidade, vou pedir a segunda via da minha certidão de nascimento e depois vou no balcão de empregos”, revelou.

Já Amanda Silva, além de aproveitar os serviços para emissão de documentos, trouxe a filha Sara, a caçula de sete meses, para se vacinar e os outros quatro filhos para aproveitar a programação. “É muito bom quando tem esse tipo de evento na comunidade, pois conseguimos tirar os documentos, se prevenir e ainda se divertir. Facilita muito a nossa vida e ainda distrai as nossas crianças, que saem um pouco desse foco de violência”, destacou.

Amanda aproveitou o evento para vacinar a filha Sara. (Foto: Viviane Oliveira)

Serviços de Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Posto de Saúde Hamilton Land, imunizou crianças dentro da faixa da campanha, além de checar as cadernetas e dar orientações sobre vacinação. O órgão, ainda, promoveu uma oficina de planejamento familiar (com agendamento de preventivos e orientações sobre DIU), ofereceu orientações sobre tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção ao câncer, além de sessões de auriculoterapia. Através de uma parceria com o Fluminense Football Club, foram agendados alguns exames de mamografia, que serão realizados no dia 25 de outubro, no caminhão disponibilizado na Praça Júlio Grotem, na Cidade de Deus. O Departamento de Gestão da Saúde do Trabalhador de Farmanguinhos ofereceu os serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicose, pesagem e orientações nutricionais.

Oficinas – Bijuterias e Acessórios foi o tema do ateliê do Sesc Rio. O Grupo Sons de Far, de Farmanguinhos, ensinou a criar e tocar instrumentos musicais com materiais recicláveis. O Grupo Alfazendo / Ecorede conscientizou as crianças sobre questões socioambientais, além de oferecer pinturas faciais, bolinha de sabão e mudas de plantas.

Crianças se divertem com as brincadeiras feitas pelo Sesc Rio (Foto: Viviane Oliveira)

Atividades de cultura, esporte e lazer – Além de realizar atividades educativas e de entretenimento com as crianças, como brincadeiras populares, oficinas esportivas de Badminton, jogos gigantes, mini tênis e frisbee, o Sesc Rio, unidade do Engenho de Dentro, também promoveu teatro circense com sonoplastia de uma sanfona.

Farmanguinhos, trouxe o mascote Zé Gotinha, acompanhado pelo coral Vozes de Far e pelo Sons de Far, formados por trabalhadores da instituição, que fizeram a criançada dançar músicas infantis, atuais e algumas paródias, que reforçaram o lema do evento #VacinaSim.

Zé Gotinha, acompanhado pelo coral Vozes de Far e pelo Sons de Far, fizeram a criançada cantar e dançar. (Foto: Tatiane Sandes)

A Associação Semente da Vida da Cidade de Deus (ASVI) e o Centro Social Quintanilha mostraram a alegria e cultura da Cidade de Deus, com apresentações de grupos de dança formados por crianças da região. As cores e a arte também extrapolaram o muro da unidade e foram para os tapumes, localizados em frente ao CTM, com o grafite feito pelo Benção, que criou um desenho destacando a relevância do Oswaldo Cruz e das vacinas para a saúde da população. A Secretaria de Esporte também participou com atividade física do grupo de terceira idade, que acontece na Mocidade Unida da Cidade de Deus.

Matheus Ferraz com os o time de futebol Canelinhas, da Cidade de Deus. (Foto: Viviane Oliveira)

Para abrilhantar o evento, o Fluminense trouxe um de seus craques, o zagueiro jogador Matheus Ferraz, que além de vestir a camisa da prevenção, conversou com os Canelinhas, tirou fotos, distribuiu e autografou as camisas do time, além de dar muitos brindes infantis, como chupetas e mamadeiras do tricolor.

Jaqueline Oliveira trouxe a sua filha Sofia, de 2 anos e 10 meses, para se vacinar e diz que não perde uma edição: “Eu venho todo ano porque é alegre. As crianças se divertem e é sempre muito bom. As pessoas que trabalham aqui passam aquela felicidade, energia boa. Eu gosto muito da atenção que a gente recebe de vocês”, enfatizou.

Jaqueline brincando com a filha Sara durante o evento. (Foto: Viviane Oliveira)

Estiveram no evento, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o chefe de Gabinete da Fundação, Valcler Rangel, o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, a vice-presidente da Asfoc, Mychelle Alves, o Superintendente da Prefeitura de Jacarepaguá, Leandro Marques, e representantes e presidentes das associações de moradores da Cidade de Deus.

Estima-se que mais de três mil pessoas participaram da programação, que contou com cerca de 2.500 atendimentos.

Confira algumas fotos do evento: