Farmanguinhos participará com oficina sobre plantas medicinais e as etapas da cadeia produtiva de uma indústria farmacêutica.

De 21 a 26 de outubro acontece a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e as unidades da Fiocruz participarão com dezenas de atividades gratuitas de divulgação científica, cultura e lazer. De quarta a sexta-feira (23 a 25/10), Farmanguinhos estará no evento e proporcionará um dia de cientista muito especial.

O instituto trabalhará a oficina Plantas medicinais: da semente à farmácia, que aborda desde a plantação de mudas medicinais até a fabricação de comprimidos, passando pela preparação de chás e extratos, e a testagem dos componentes ativos da planta. O participante poderá realizar as experiências das quatro etapas e compreender uma parte da cadeia produtiva das plantas medicinais da indústria farmacêutica.

Além de viver um dia de cientista, o público terá a oportunidade de explorar a rica biodiversidade brasileira e a tecnologia de produzir um comprimido de verdade, através de uma impressora 3D. Profissionais de diversas áreas da unidade participarão do evento: Departamento de Produtos Naturais, Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde, Departamento de Farmacologia e Laboratório de Farmacotécnica Experimental.

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, em 2019, tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A Fiocruz está preparando oficinas, experimentos, jogos, apresentações teatrais, exposições, rodas de conversa e muito mais. Confira a programação completa e participe!