Farmanguinhos, que possui estudos com plantas medicinais e os biomas brasileiros, reforça a importância de soluções sustentáveis

No dia 26 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data, que já faz parte do calendário institucional com palestras e debates, este ano será homenageada, somente de forma virtual, com a conscientização da importância da propriedade intelectual para buscar soluções para a ciência e a saúde do país.

Esta edição traz como tema “Inovar para um futuro verde”. O objetivo é debater ideias que possibilitem inovar para construir um mundo mais sustentável, com um futuro de baixo teor de carbono.

Com tantas mudanças climáticas acontecendo, a necessidade de repensar ações para preservar o meio ambiente tem aumentado. Como utilizar a tecnologia e os sistemas eficazes de propriedade intelectual de forma sustentável, que gere oportunidades e invenções verdes?

Tal proposta faz parte da missão institucional de Farmanguinhos, que vem atuando em diferentes frentes para o fortalecimento da saúde pública com respeito aos princípios de sustentabilidade socioambiental.

Com profissionais experientes e estudos voltados para o assunto, o Instituto possui uma vasta área de pesquisa em produtos naturais e no desenvolvimento de medicamentos através de plantas medicinais. Além disso, através das RedesFito, participa de grupos de discussão com diversos atores para estudos com os biomas brasileiros, a partir de Arranjos Ecoprodutivos Locais (AEPLs).

O mundo, principalmente neste momento de ameaça à saúde global, conta cada vez mais com inovações da propriedade intelectual. É imprescindível que haja uma reflexão de como criar um futuro verde, onde priorize o bem-estar da humanidade e também haja respeito e a conservação do meio ambiente.