Unidades se juntam à Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz e imprimem máscaras de proteção faciais, no modelo face shield, com impressora 3D

Em tempos de Covid-19, a necessidade de garantir a proteção dos profissionais da saúde de forma eficiente e com rapidez vem unindo algumas instituições públicas e privadas. No Rio de Janeiro, um grupo de pesquisadores e colaboradores está engajado em reproduzir máscaras de proteção faciais, no modelo face shield, para diversos hospitais da cidade.

Farmanguinhos se uniu à Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), com o apoio da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz, e disponibilizou uma impressora 3D e profissionais para a produção dos suportes, já que os visores transparentes não são impressos e sim, cortados por colaboradores do grupo.

A rede SOS3D Covid-19 inclui a Fiocruz, o Senai, a UFRJ e a PUC-Rio e iniciou os testes para ajustar as configurações necessárias e começar a produção, desde 30 de março. Em 06 de abril, Farmanguinhos disponibilizou uma impressora ao projeto tornando-se parceiro da iniciativa. Com isso, 35 suportes já foram entregues a rede e 20 estão prontos. “Nosso objetivo é aumentar a produção de suportes em cooperação com outras instituições e empresas para atender os profissionais do serviço de saúde”, ressalta Armando Lopes, responsável pela ação e chefe do Departamento de Manutenção de Equipamentos (Demeq), da Cogic.

Atualmente, com duas impressoras, a produção abrange em média oito suportes por dia e poderá aumentar com a chegada de mais uma impressora da Cogic que estava em manutenção. Os materiais utilizados são PLA (Poliácido Lático) e em PETg (Politereftalato de Etileno).
A distribuição é realizada pela rede que recebe as demandas dos hospitais da rede pública através de formulário.

Estudos com a impressora 3D em Farmanguinhos
Os estudos com a impressora 3D têm se intensificado, através dos projetos do Laboratório de Farmacotécnica Experimental, que em 2019 foi selecionado entre as três melhores ideias do Programa Inova Labs Fiocruz, com a impressão 3D de medicamentos. Alessandra Viçosa, responsável pelo laboratório, celebra a parceria com a Cogic e com a rede. “A nossa impressora 3D e filamentos plásticos foram disponibilizados à Cogic e à Plataforma de Impressão 3D do Rio de Janeiro de forma a reforçar os trabalhos.  Além disso, dois voluntários também têm trabalhado com este grupo e ajudado na solução de problemas e melhoria da produtividade da produção de suportes. Ficamos felizes em contribuir com este trabalho”, afirmou a pesquisadora de Far.