Resultados foram alcançados durante a pandemia, o que reitera o compromisso profissional e o caráter estratégico de instituição

Farmanguimnhos vem trabalhando ininterruptamente durante a pandemia. Além da produção de mais de 54 milhões de unidades farmacêuticas, somente nestes três meses, o Instituto ainda concluiu a fabricação de lotes-pilotos de medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), dois deles são frutos de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP): Atazanavir e Pramipexol. Já o terceiro é o antiviral Oseltamivir, solicitado com urgência pelo Ministério da Saúde, e que resulta de desenvolvimento interno, o que reafirma o potencial técnico da instituição.

Neste sentido, foram produzidos 12 lotes-pilotos do antiparkinsoniano Pramipexol nas três concentrações (0,125mg; 0,250mg e 1mg) e três do antirretroviral Atazanavir. Tal etapa teve como objetivo a inclusão de Farmanguinhos como local de fabricação, ou seja, em breve, a unidade passará a executar todo o processo produtivo no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM).

O Instituto já entregou na Anvisa as documentações do Pramipexol 0,125mg e do Oseltamivir 75mg e 45mg. As equipes agora trabalham na elaboração das documentações do Atazanavir e as demais concentrações do antiparkinsoniano.

“Esses resultados reiteram o caráter estratégico de Farmanguinhos como laboratório público essencial para o sucesso das políticas de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, uma vez que a internalização de tecnologias desses medicamentos promove maior sustentabilidade ao SUS. Importante ressaltar que esses objetivos foram alcançados durante a pandemia, o que demonstra o compromisso dos profissionais da unidade com a missão institucional”, frisa o diretor Jorge Mendonça.

Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre cada um desses medicamentos e todo o esforço para alcançar esses importantes resultados para a unidade.