Mesmo em plena pandemia, o Instituto produziu mais de 346 milhões de medicamentos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS)

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) tem atuado de forma estratégica junto ao Plano Nacional de Saúde (PNS), do Governo Federal. Além de fornecer medicamentos para doenças negligenciadas e de alto custo e incidência, a unidade tem absorvido tecnologia de alta complexidade, por meio de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Neste sentido, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo instrumento, Farmanguinhos já distribuiu mais de 346 milhões de unidades farmacêuticas até o momento, mesmo em plena pandemia. Entre os produtos estão os antirretrovirais Lamivudina, Lamivudina+Zidovudina, Efavirenz, Nevirapina e Tenofovir+Lamividina. Foram também produzidos o antimalárico Cloroquina, o tuberculostático Isoniazida, o antiviral Oseltamivir, o antiparkinsoniano Pramipexol, dentre outros. Esse quantitativo representa 114,72% da meta anual de Farmanguinhos para o PNS.

O PNS é um instrumento que apresenta as políticas e os compromissos de médio prazo do setor Saúde e a capacidade de oferta pública de ações, serviços e produtos para o seu atendimento. Em outras palavras, a iniciativa norteia o planejamento das atividades e das programações de cada esfera do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a participação de Farmanguinhos no Plano corrobora a sua essencialidade ao país, uma vez que sua atuação garante e amplia o acesso da população a medicamentos e insumos estratégicos para a saúde pública.

“Farmanguinhos não só participa efetivamente da produção pública de medicamentos essenciais para o SUS, conforme demanda, fato este estratégico para a soberania nacional e para ação do Estado como regulador do mercado farmacêutico, como também se compromete com a qualidade desses produtos, com a disponibilização em tempo hábil e com custos que prezem a otimização dos recursos públicos”, destaca o responsável pela Assessoria de Gestão Estratégica da unidade, Rosivaldo Santiago.

Outra importante atividade também delegada ao Instituto está relacionada ao desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, por meio de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Desse modo, Farmanguinhos assume a fomentação e produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde. Um dos exemplos é a produção do imunossupressor Tacrolimo, utilizado para evitar rejeição de órgãos transplantados, cuja absorção tecnológica já foi concluída e, atualmente, a instituição é a responsável pela distribuição no SUS.

Assim, por meio da sua participação nas políticas nacionais de assistência farmacêutica, Farmanguinhos reitera seu compromisso com a saúde pública brasileira, comprovando sua capacidade e competência tecnológica.