O Programa oferece 10 vagas para cada curso. As inscrições para o doutorado serão de 21 de julho a 16 de agosto. Já para o mestrado, de 23 de agosto a 03 de setembro

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) torna públicos os editais para Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (PPG-PTFM).  

O Programa Acadêmico tem como objetivo a formação multidisciplinar de mestres e doutores capazes de atuar na translação do conhecimento básico ao produto final (pesquisa translacional), ou seja, no desenvolvimento de fármacos e medicamentos de importância na saúde pública, tornando-se capazes de reconhecer e dialogar com as diferentes áreas de atuação na cadeia de desenvolvimento de fármacos.  

Durante os cursos serão abordados temas alinhados com as áreas de pesquisas do Programa (Química Medicinal, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica), tais como: mercados farmacêuticos (público e privado); propriedade intelectual e industrial; transferência tecnológica, inovação radical e incremental de fármacos; química medicinal; desenvolvimento de formas farmacêuticas; estudos não clínicos e clínicos.

Por ser um programa integrado dentro de uma unidade de produção pública de medicamentos, os egressos terão conhecimentos sólidos nas áreas de interface do projeto a que estará vinculado.

Doutorado – Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2018, o Doutorado é o primeiro Profissional do Brasil na área farmacêutica. O curso tem por objetivo a formação de competências para conduzir pesquisas inovadoras tanto em instituições de pesquisa e ensino quanto na indústria farmacêutica.

O curso será ministrado em tempo integral, em regime de 40 horas semanais, com duração máxima de quatro anos (48 meses), incluindo a realização e defesa de tese. As aulas serão ministradas virtual ou presencialmente,  no Campus Manguinhos e/ou Campus CTM, de acordo com o calendário do curso.

São elegíveis ao doutorado os candidatos que concluíram graduação e/ou mestrado nas áreas de conhecimento relacionadas às Áreas de Pesquisa do Programa, cujos diplomas sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Para este edital estão abertas dez vagas, que serão preenchidas por candidatos classificados e aprovados em todas as etapas do processo seletivo. As inscrições deverão ser realizadas, de 21 de julho a 16 de agosto, na plataforma SIGASS.

Mestrado –  O Mestrado Acadêmico tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico-científico, o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas operacionais, desenvolver processos, produtos e metodologias, e formar docentes para o ensino superior com uma visão multidisciplinar.

O curso será ministrado em tempo integral, em regime de 40 horas semanais, com duração máxima de dois anos (24 meses), incluindo a realização e defesa de dissertação. As aulas serão ministradas virtual ou presencialmente, no Campus Manguinhos e/ou Campus CTM, de acordo com o calendário do curso.

São elegíveis ao mestrado os candidatos que concluíram graduação nas áreas de conhecimento relacionadas às Áreas de Pesquisa do Programa, cujos diplomas sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Para este edital estão abertas dez vagas, que serão preenchidas por candidatos classificados e aprovados em todas as etapas do processo seletivo. As inscrições deverão ser realizadas, de 23 de agosto a 03 de setembro, na plataforma SIGASS.

Clique aqui para conferir os editais no Portal Sigass.

Mais informações no e-mail: ppgacademico-ptfm@far.fiocruz.br.