Doutoranda do PPG Acadêmico de Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos, Alessandra de Souza compõe Comissão do CNS no triênio 2022-2025

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Acadêmico de Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos de Farmanguinhos/Fiocruz, Alessandra de Souza, foi convidada a participar como membro titular da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio 2022-2025.

Graduada em Farmácia, com mestrado em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Alessandra atua há oito anos na área de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e doenças raras. Com isso, tem participado como palestrante em congressos científicos e já foi condecorada com Moções Honrosa, de Louvor, Agradecimentos e Aplausos. Em 2022, recebeu o convite para compor a CNS no segmento de usuários pela Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Doenças Raras.

A farmacêutica é autora do Farmale, o blog oficial da Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII). A organização, na qual é coordenadora de comunicação e membro do Comitê Científico, trabalha com o objetivo principal de promover a interação e auxílio às pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Em 2003, Alessandra foi diagnosticada com doença de Crohn. Em 2014, após superar um momento difícil com a doença, transformou o blog Farmale, especializado em maternidade, em um canal sobre DIIs. A literacia em saúde e empoderamento de pacientes são os principais objetivos do Farmale, e fazem parte do seu projeto de doutorado em Farmanguinhos.

Para a coordenadora do Departamento de Educação de Farmanguinhos, Mariana Souza, é importante aproximar a Academia aos usuários do SUS. “A partir do desenvolvimento da tese da Alessandra, temos visto na prática como é necessária a aproximação da academia com os pacientes para saber quais suas maiores dificuldades e facilidades em relação ao uso de medicamentos. Assim, teremos evidências robustas para propor inovações e projetos científicos que visem resolver problemas reais e imediatos da sociedade. A indicação da Alessandra para a Comissão é a certeza de que estamos no caminho certo”.  

Alessandra de Souza iniciou seu curso em 2021 com o tema Literacia em Saúde para pacientes de Doenças Inflamatórias Intestinais e é orientada pela Professora Doutora Mariana Conceição de Souza, do Departamento de Farmacologia da unidade, e pelo Professor Doutor José Luiz Mazzei, do Departamento de Produtos Naturais de Farmanguinhos.

Clique aqui para conhecer o blog Farmale.