Pesquisa de Farmanguinhos avalia comportamento do látex de uma planta medicinal, popularmente conhecida como Janaúba, para tratamento de HIV/aids

O Laboratório de Tecnologia para a Biodiversidade em Saúde (TecBio) de Farmanguinhos tem investigado o comportamento do látex liofilizado de uma planta medicinal, popularmente conhecida como Janaúba, para tratamento de HIV/aids. A pesquisa avalia os componentes ativos contidos nesta substância natural como base conceitual para desenvolver um fitoterápico.

Denominado Desenvolvimento do protótipo de um medicamento de origem natural na terapia de erradicação do HIV de organismos infectados, o estudo é coordenado pelo pesquisador do TecBio, Antonio Carlos Siani. O projeto conta com colaboração do grupo de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liderado pelo pesquisador Amílcar Tanuri, e com o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz).

A pesquisa foi contemplada com recursos do programa Inova Fiocruz, na categoria Projetos Especiais. O grupo de pesquisa produziu um vídeo bem didático que resume o projeto. Clique na imagem abaixo e confira.