Vice-reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Mendonça, foi convidado para discutir a importância da inovação na área de saúde

Para ministrar a aula inaugural do ano acadêmico de 2025 do Instituto, Farmanguinhos/Fiocruz recebeu o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Nuno Mendonça. Realizado no dia 17/3, no campus Manguinhos, o vice-reitor discutiu a importância da inovação e das parcerias internacionais na área de saúde.

Durante a palestra, Nuno ajudou a compreender o que é a inovação em saúde e quais são seus benefícios. “A inovação em saúde é o processo de introdução de novas ideias, métodos, tecnologias, produtos e serviços com o objetivo de melhorar a prestação de serviços de saúde, os resultados para os pacientes e a eficiência geral no setor. Sendo bem executado, é possível atingir diagnósticos e tratamentos mais precisos, reduzir custos e aumentar a eficiência, além de ter maior competitividade no mercado”, frisou o vice-reitor.

Foi abordado também a importância de parcerias internacionais, como a de Farmanguinhos com a UC. Nuno destacou que a cooperação entre os países é de extrema importância para atingir objetivos em comuns, como o fortalecimento dos sistemas de saúde e rápidas respostas a emergências. O vice-reitor ressaltou, ainda, que as parcerias são essenciais para a troca de conhecimento e tecnologias, a formação e capacitação de profissionais e a melhora da qualidade dos cuidados com a saúde.

Ao final do encontro, o palestrante fez um resumo da relação entre Fiocruz, Farmanguinhos e UC. Até o momento, foram cinco acordos de parcerias, englobando educação, fármacos, radiofármacos, financiamento conjunto e investigação em cannabis.

Mesa de abertura – Além de Nuno, a mesa de discussão foi composta pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, pela Coordenadora dos Cursos Lato Sensu da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Mariana Souza, pela vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), Núbia Boechat e pelo do coordenador do Departamento de Educação do Instituto, Eduardo Gomes.