O NIT-Far realiza prospecção, monitoramento e identificação de possíveis parcerias para a unidade, desde universidades e institutos de ciência e tecnologia, a indústrias que participam de Parcerias de desenvolvimento Produtivo (PDP).

A área assessora as negociações para formalização de acordos envolvendo transferência de tecnologia e desenvolvimento tecnológico, de modo a fornecer subsídios para viabilizar a assinatura de acordos de sigilo, contratos e afins entre a unidade e instituições parceiras.  Atua também nos acordos de cooperação no campo acadêmico, com vistas ao intercâmbio científico.

Os especialistas fazem o mapeamento das pesquisas internas que utilizam material do patrimônio genético e conhecimento tradicional associado que necessitem de autorização prévia do Conselho do Patrimônio Genético (CGEN) para encaminhamento à Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec) para tomada de providências. Assim, o NIT-Far assessora na elaboração e análise de contratos de transferência de tecnologia (alianças estratégicas, transferência de informação técnica; e licenciamento e/ou cessão de patentes), acordos de confidencialidade e acordo de transferência de material biológico.

O NIT-Far atua ainda no Comitê interno de Gestão e Realinhamento Estratégico de Portfólio. O objetivo é auxiliar no que tange à assuntos relacionados a patentes e prospecção tecnológica.