Uma das atividades do NIT-Far é o assessoramento dos pesquisadores quanto à possibilidade de solicitar patente de determinado estudo. O objetivo é proteger os resultados das pesquisas realizadas na unidade, tanto no Brasil quanto no exterior. Para isso, a área conta com um corpo profissional altamente especializado que orienta os pesquisadores no direcionamento dos estudos com vistas a resultados passíveis de proteção patentária, ou seja, que apresentem novidade ou atividade inventiva.

A patente pode ser concedida a uma inovação radical ou incremental. A radical, também denominada inovação de ruptura, refere-se a um produto completamente novo, que foi inventado e depois disponibilizado para utilização. Já a inovação incremental é aquela em que atribui novos elementos a um produto já existente a fim de torná-lo melhor, isto é, aperfeiçoá-lo para que ofereça melhores resultados para a sociedade.

Farmanguinhos é um laboratório diferenciado por cumprir toda a cadeia produtiva de um medicamento, ou seja, desde a pesquisa básica, passando por desenvolvimento tecnológico até chegar à produção propriamente dita. Em cada uma dessas etapas os pesquisadores estão sempre inovando, seja em um processo de trabalho ou conferindo algum incremento ao medicamento. A equipe do NIT-Far está presente em todo ciclo a fim de proteger o capital intelectual da instituição.

Requisitos de patenteabilidade

 Portfólio de patentes de Farmanguinhos