Fechamos 2023 com pautas positivas
O medicamento dicloridrato de pramipexol produzido por Farmanguinhos/Fiocruz, utilizado para o tratamento da doença de Parkinson, passa a ser medicamento de referência nacional para qualquer laboratório que tenha interesse em produzi-lo no Brasil nas diferentes concentrações (0,12mg, 0,250mg e 1,0mg). A lista de medicamentos de referência da Anvisa foi divulgada em 8/12.
Farmanguinhos/Fiocruz assinou acordo de transferência tecnológica para produção do medicamento citrato de tofacitinibe, clone genérico do Xeljanz®. A parceria foi firmada com a Pfizer Brasil (20/12) para fortalecer a produção nacional e ampliar o acesso da população ao tratamento de doenças inflamatórias imunomediadas, ou seja, desencadeadas a partir de desequilíbrios do sistema imunológico, como a artrite reumatoide.
Entrega ao SUS de nova opção de remédio para hepatite C é pauta
Os veículos de imprensa, em novembro, destacaram que Farmanguinhos ampliou as opções de tratamento da hepatite C no Brasil, com a primeira entrega dos medicamentos Sofosbuvir e Declatasvir ao Ministério da Saúde (MS).
Fornecimento de antirretrovirais é destaque na imprensa
Em outubro, Farmanguinhos foi pauta dos principais veículos de imprensa do país com o fornecimento da combinação inédita dos medicamentos Dolutegravir 50mg + Lamivudina 300mg para pacientes com HIV/Aids. O regime de dosagem simplificada dos antirretrovirais representa um avanço para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo mais facilidade e praticidade para o tratamento.
Em foco o acordo de cooperação com laboratório EMS
Parceria entre Farmanguinhos/Fiocruz e o laboratório farmacêutico EMS foi a pauta do mês de setembro, com destaque para o telejornal da CNN Brasil. A proposta permite idealizar estratégias de inovação para o setor, que colocarão o país em destaque no quesito da tecnologia farmacêutica.
Biodiversidade em pauta
Em agosto, o destaque na imprensa foi a entrega ao Ministério da Saúde da proposta de reformulação da atual Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). O material, coordenado pelas Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (RedesFito), juntamente com o Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (Cibs/Farmanguinhos), sugere uma série de ações para ampliar a área de atuação da PNPMF, entre elas a criação de mecanismos para contemplação das farmácias vivas e a articulação intersetorial, entre ministérios, setores públicos e privados.
Farmanguinhos é notícia
No mês de julho, Farmanguinhos conquistou espaço nos veículos de imprensa de todo país. Além da repercussão positiva sobre a assinatura do acordo para o registro do ravidasvir, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto foi destaque no Canal Saúde, Folha de São Paulo e em outros portais.
No programa Em Pauta na Saúde, exibido no Canal Saúde, a mudança nas embalagens de medicamentos, conforme sua dosagem, foi o tema das entrevistas com Alessandra Esteves, coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico, e com José Eduardo Tavares, do Departamento de Desenvolvimento de Embalagens de Farmanguinhos. Eles falaram sobre as modificações e os riscos da embalagem anterior, além de citar os benefícios para os usuários com essa modificação.
Matéria sobre o HIV/aids, publicada na Folha de São Paulo, a foto que ilustrou a reportagem é do setor de embalagem da linha de produção de antirretrovirais de Farmanguinhos. Na legenda citaram ainda o Instituto como o principal distribuidor desses medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Já o portal Pfarma destacou o Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde de Mérito Industrial, concedido ao diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, pela Abifina.
O Viva Bem, editoria do portal UOL, produziu matérias sobre os efeitos de três medicamentos: tramadol, Ciclobenzaprina e o Fluconazol, indicando para consulta a cartilha “Uso correto de medicamentos” de Farmanguinhos. Ainda fomos citados em matérias produzidas pela rádio América AM 750 – MG e pelo Diário de Petrópolis Online – RJ.
Farmanguinhos ganha projeção na mídia nacional
O Instituto de Tecnologia em Fármacos ganhou projeção na mídia nacional, nas últimas semanas, com o acordo firmado com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceutical. A parceria visa o registro do medicamento ravidasvir, que trata a hepatite C, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em entrevista para a Agência Brasil, o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, ressaltou que a medida é o primeiro passo para disponibilizá-lo a um preço acessível no Brasil. O assunto repercutiu positivamente. Foram cerca de 230 matérias publicadas em 22 estados, inclusive no Distrito Federal.
Ainda na data da assinatura do acordo (19/7), o Globo Online destacou o ravidasvir como alternativa inovadora para o tratamento da hepatite C, quando combinado com sofosbuvir – medicamento já produzido por Farmanguinhos.