A indústria farmacêutica é considerada o setor da economia que mesmo diante de efeitos de políticas e ajustes macroeconômicos, tem se mostrado com crescimento econômico em todos aspectos. Segundo IQVA, renomada empresa de consultoria internacional do setor farmacêutico,  o mercado farmacêutico ultrapassará US$ 1,3 trilhões em 2022. O Brasil é o maior mercado da América Latina, está entre os 6 maiores no ranking global. Não somente dada a importância econômica, a OMS considera esta área de extrema importância para saúde pública, onde declara que cerca de 80% da população ainda não tem acesso aos medicamentos essenciais. Dada a conjuntura, é premente que as organizações reflitam sobre as questões da cadeia farmacêutica e proporcionem novas ferramentas, metodologias, processos e subsídios aos tomadores de decisão de toda a cadeia farmacêutica, tais como a gestão tecnológica da pesquisa, desenvolvimento e inovação, seus processos industriais, assuntos regulatórios, desenvolvimento do negócio, acesso ao mercado público privado, marketing etc.

Neste cenário, o Programa de Pós-graduação Profissional oferece aos alunos uma formação única que o conecta ao mundo da ciência e ao dos negócios. As disciplinas do programa possibilitam que os alunos matriculados adquiram uma visão sistêmica da Indústria Farmacêutica, desde a concepção do fármaco potencial até a produção e entrega propriamente dita dos medicamentos para a sociedade.

De acordo com a Portaria 656 de 22/05/2017, o mestrado oferecido foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e recebeu Nota 4, onde o valor máximo é de 5 para os mestrados profissionais. Em 2019, foi criado o Programa de Pós-graduação Profissional, o qual englobou o mestrado e passou a oferecer o doutorado profissional. Assim, no próximo quadriênio de avaliação, período de 2017-2020, o programa será a avaliado em um ranking de notas de 01 a 07, como todos os demais PPG oferecidos por outras instituições de ensino que oferecem mestrado e doutorado.
Confira a portaria de recomendação da CAPES. 

Objetivo do programa:

Proporcionar ao discente uma formação multidisciplinar alinhada com a era do conhecimento e informacional, onde os mestres e doutores sejam capazes de atuar na indústria farmacêutica, de forma integrada e com visão holística da cadeia industrial farmacêutica. O PPG versa contribuir na gestão tecnológica dos diversos setores e atividades que permeiam o ramo farmacêutico, desde a concepção do fármaco passando pela produção, até chegar às mãos do consumidor final. Este longo caminho a ser percorrido, possibilita o estudo de diferentes ações e atores envolvidos na cadeia farmacêutica, tais como, a necessidade de agir rápido diante de situações inesperadas, maximizar recursos, ser proativo e ter foco nas soluções; ou seja, condição sine qua non ao profissional do século 21.

O propósito do PPG é de que os profissionais com título de Mestres possam interagir com as diversas áreas da cadeia farmacêutica e desempenhem papel fundamental na saúde pública brasileira e global. Os temas a serem estudados nas disciplinas perpassam pela dinâmica da inovação, gestão do conhecimento, propriedade industrial e intelectual, prospecção tecnológica, gestão estratégica, qualidade, assuntos regulatórios, produção e logística farmacêutica. O PPG Profissional se destaca pelo fato de ser ministrado e coordenado por um Laboratório Público Oficial de Medicamentos, que consiste de unidade técnica de produção de medicamentos da Fiocruz, e por isso conta com planta industrial de produção de medicamentos e de professores que atuam em todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Mestrado Profissional

Tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento acadêmico (técnico-científico) para resolução de problemas profissionais da cadeia farmacêutica, assim, promovendo o desenvolvimento de habilidades para executar suas atividades operacionais, desenvolver melhores processos, produtos e/ou metodologias com visão multidisciplinar e integrada. As principais áreas de concentração são “Gestão Tecnológica da Pesquisa, Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica (GT)” e “Pesquisa & Desenvolvimento para Prospecção e Avaliação de Produtos Farmacêuticos (P&D)”.

Doutorado Profissional

Tem por objetivo a formação de competências de modo a desenvolver produto inovador na área de concentração da Gestão Tecnológica da Pesquisa, Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica (GT) e da Pesquisa & Desenvolvimento para Prospecção e Avaliação de Produtos Farmacêuticos (P&D), focando diversos aspectos, que se desdobram na condução de pesquisas inovadoras na indústria farmacêutica e em instituições de pesquisa e de ensino.

Perfil do Egresso:

O egresso será um profissional tendo um conjunto de habilidades voltado à resolução de problemas técnico-científicos à luz da base acadêmica. A formação deste profissional lhe atribuirá competências que perpassam as diversas áreas de atuação da indústria farmacêutica, desde a criação de novos métodos e validação dos processos, aprimoramento de sistemas e do fluxo de processos, redução de custos, gestão de tecnologias, validação analítica, logística operacional, gestão ambiental, desenvolvimento de formulações, entre outros.

As competências do egresso, ao serem colocadas em prática, permitirão o desenvolvimento de competências intrinsecamente relacionadas às atividades exercidas nas organizações que permeiam a cadeia da indústria farmacêutica e respectivas instituições de pesquisa, que sejam voltadas para pesquisa e desenvolvimento e sua gestão tecnológica na área de saúde, dentre elas:

  1. Ser hábil no uso eficiente e racional dos recursos tecnológicos nas organizações/instituições públicas e privadas que envolvam Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D&I);
  2. Ter a capacidade de atuar de forma profissional, eficiente, ética e engajada com as transformações da sociedade;
  3. Prospectar novas tecnologias e buscar informações a fim de subsidiar a incorporação, o planejamento estratégico e prospectivo das organizações atenta ao futuro;
  4. Investigar e realizar projeto de gestão tecnológica de pesquisa farmacêutica no âmbito das áreas de concentração do programa;
  5. Ter capacidade de analisar problemas do mundo real e representá-los de forma sistemática e abrangente;
  6. Ter habilidade no uso eficiente e racional dos recursos tecnológicos nas organizações/instituições públicas e privadas que envolvam Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação na indústria farmacêutica;
  7. Ter espírito de liderança e gestão organizacional com visão social, ambiental, política e econômica, bem como, ainda, habilidade para atuar de forma profissional, eficiente, com ética e engajada com as transformações da sociedade;
  8. Desenvolver a capacidade de pensamento sistêmico, análise crítica, análise de risco, disciplina social, disciplina pessoal, persistência, curiosidade, autodidata e mudança constante;
  9. Desenvolver a capacidade de trabalho colaborativo, através da comunicação e resolução conjunta de problemas.

Coordenação do Programa

 

Dra. Aline de Souza Ramos

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (2004) com habilitação em Indústria (2004), Homeopatia (2004) e Bioquímica – Análises Clínicas (2005). Possui mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tem experiência na área de Biotecnologia e Química de Produtos Naturais, com ênfase em tecnologia das fermentações, biotransformações, fitoquímica e planejamento estatístico de experimentos.

Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com atuação em pesquisa no Instituto de Tecnologia em Fármacos.

 

 

Secretaria Acadêmica

Campus Manguinhos
Telefone: (21) 3977-2468
E-mail: gpdif.far@fiocruz.br

 

Contatos úteis

           
                 

 

Notícias

Voltar para a página da Educação