A Farmacovigilância compreende as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos.

Um evento adverso é qualquer ocorrência médica desfavorável que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, mas que não possui, necessariamente, relação causal com este tratamento.

Motivado pela importância da avaliação contínua sobre a segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos produzidos, Farmanguinhos/ Fiocruz conta, desde 2007, com o serviço de Farmacovigilância.

Esta ação está dentro do escopo da Política Nacional de Medicamentos, aprovada pela Portaria nº 3.916, de 30/10/1998, e passou a ser uma exigência da RDC nº 4/2009, desde 08/02/2010, pela Anvisa.

Informamos que todos os relatos feitos à Farmanguinhos têm caráter estritamente confidencial e que poderão ser utilizados para fins de estudo de nossos produtos e manutenção de nosso controle de qualidade e segurança. Por exigência da legislação, os relatos serão também encaminhados ao órgão regulador competente, mantendo-se a confidencialidade dos dados.

O que fazer se perceber um evento adverso aos produtos de Farmanguinhos?

Pacientes:
Caso você ou alguém que você conheça esteja apresentando ou apresentou algum de evento adverso durante tratamento com nosso produto, solicitamos que você fale com seu médico primeiro e depois entre em contato com o nosso SAC pelo telefone 0800 0241692 e faça o seu relato ou envie um e-mail para sac.far@fiocruz.br.

Profissionais da saúde:

Ao receber qualquer informação que possa ser considerada um evento adverso, solicitamos que entre em contato com Farmanguinhos pelo telefone do SAC 0800 0241692 ou envie um e-mail para sac.far@fiocruz.br.

Para facilitar a definição das informações importantes, você pode preencher o formulário de notificação de suspeita de reação adversa (abaixo) e encaminhá-lo por e-mail.

Download: Formulário de Suspeita de Reação Adversa