Download PDF
image_print

No Brasil, a interação entre pesquisa básica e a produção decorrente desta invenção é deficiente, e existem lacunas a serem preenchidas através da identificação das falhas durante os processos que envolvem as pesquisas básica e aplicada, o desenvolvimento tecnológico e a produção de insumos, especialmente para a saúde. Cabe ressaltar que a inexistência de uma cadeia produtiva de fármacos e medicamentos consolidada no país causa um grande impacto no Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), contribuindo para um déficit de mais de US$10 bilhões por ano. Neste contexto, a estruturação do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (Programa Acadêmico – PGPTFM) de Farmanguinhos / Fiocruz vem preencher uma lacuna no sistema nacional de inovação em saúde, contribuindo para a superação de hiatos no desenvolvimento de fármacos e medicamentos.

Objetivo do Programa:

O Programa Acadêmico – PGPTFM tem como objetivo a formação multidisciplinar de mestres e doutores capazes de atuar na translação do conhecimento básico ao produto final (pesquisa translacional), qual seja, o desenvolvimento de fármacos e medicamentos de importância na saúde pública. Serão abordados temas integrados à cadeia de desenvolvimento de fármacos e medicamentos, como as áreas de Química Medicinal, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica.

O propósito é que os profissionais formados sejam capazes de reconhecer e dialogar com as diferentes áreas de atuação na cadeia de desenvolvimento de fármacos. Serão abordados temas como: mercados farmacêuticos (público e privado); propriedade intelectual e industrial; transferência tecnológica, inovação radical e incremental de fármacos; química medicinal; desenvolvimento de formas farmacêuticas; estudos não clínicos e clínicos.

Mestrado 

O Mestrado Acadêmico tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico-científico, o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas operacionais, desenvolver processos, produtos e metodologias, e formar docentes para o ensino superior com uma visão multidisciplinar.

Doutorado

O Doutorado Acadêmico tem por objetivo a formação de competências para conduzir pesquisas inovadoras tanto em instituições de pesquisa e ensino quanto na indústria farmacêutica.

Perfil do egresso:

O aluno egresso terá o conhecimento geral de toda a cadeia de desenvolvimento de fármacos e medicamentos, podendo analisar, identificar, caracterizar e definir cada uma das etapas.

Por ser um programa integrado dentro de uma unidade de produção pública de medicamentos, o aluno terá conhecimentos sólidos nas áreas de interface do projeto a que estará vinculado. Este certamente será o maior diferencial do PPGPTFM, aqui proposto, para os demais contemplados na área de farmácia.

Coordenação

Elaine Cruz Rosas
Doutorado em Biologia e Molecular, Fiocruz (2004)
Graduação em Ciências Biológicas – Modalidade
Médica, UNIRIO (1995)

Secretaria Acadêmica

CTM
Telefones: (21) 3348 – 5058
Manguinhos
Telefones: (21) 3977 – 2471
E-mail: ppgacademico-ptfm@far.fiocruz.br

Contatos úteis


Endereço:
Avenida Brasil, 4036/Sala 910 – Manguinhos (Prédio da Expansão)

E-mails: apgfiocruzrio@gmail.com / apg.rio@fiocruz.br
Facebook: fb.com/apgfiocruz
Grupo no Facebook: fb.com/groups/apgfiocruz/
Twitter: @apg_fiocruzrj
Endereço: Avenida Brasil, 4036 – Prédio da Expansão, Sala 910 – Manguinhos