A diretora do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Silvia Pereira da Silva Santos, foi eleita para o mandato 2025 – 2029, por meio de um processo democrático amplamente debatido na unidade, após o refendo do Conselho Deliberativo, que valida as respectivas candidaturas.
A atual mesa diretora de Farmanguinhos é composta por oito membros, sendo a diretora, os vice-diretores, coordenadores e assessoria da direção.
Diretora do Instituto

Silvia Santos
Formada em Farmácia e doutora em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica. Atua no Instituto desde 2005, quando ingressou como terceirizada. Em 2006, realizou o concurso da Fiocruz e assumiu como servidora. Ao longo dos anos, atuou em cargos gerenciais até que, em 2018, assumiu como vice-diretora de Gestão Institucional.
Vice-diretor de Gestão da Qualidade (VDGQ)

Alan Amaral
Formado em Matemática e Metrologia. Atua no Instituto desde 2008, como servidor na área de Qualidade. Ao longo dos anos, atuou em cargos gerenciais, sendo responsável pela idealização e implementação do laboratório de calibração de Farmanguinhos.
Vice-diretora de Operações e Produção (VDOP)

Beatriz Simões
Formada em Farmácia Industrial e doutora em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica. Em 2008, assumiu como servidora de Farmanguinhos. Desde então, se dedica à produção de medicamentos sólidos e líquidos orais, tendo liderado projetos de otimização da produtividade e qualidade.
Vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI)

Elaine Rosas
Formada em biomedicina e doutora em Biologia Celular e Molecular, com foco em farmacologia e imunofarmacologia. Atua em Farmanguinhos desde 1995, coordenando projetos em pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Foi responsável pela implementação do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos do Instituto.
Vice-diretor de Gestão Institucional (VDGI)

Jonnathan Pereira
Formado em administração e mestre em Saúde Pública. No Instituto desde 2006, com foco na Gestão Pública, assumiu o Departamento de Administração e exerceu funções de vice-diretor de Gestão Institucional substituto e diretor adjunto da unidade. É membro da Comissão Técnica de Aquisição de Bens e Serviços da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (ALFOB).
Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (CDT)

Juliana Johansson
Formada em Farmácia Industrial e doutora em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento. Com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento tecnológico de medicamentos, a servidora iniciou no Instituto em 2011 e atua em projetos inovadores voltados ao abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no enfrentamento de doenças negligenciadas.
Vice-diretora de Gestão do Trabalho (VDGT)

Mariana Borges
Formada em Administração e doutora em Saúde Pública. Atuou como coordenadora de Gestão e Planejamento da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC), diretora técnica da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e como assessora do Gabinete da Presidência da Fiocruz, na área de Planejamento, Inovação e Riscos.
Assessora da Direção

Vânia Buchmuller
Formada em pedagogia e mestre em Gestão de Ciência e Tecnologia em Saúde, com especialização em Sistemas da Qualidade e Produtividade. Ingressou na Fiocruz em 1982 e ao longo dos anos participou dos Conselhos Fiscais e Deliberativos do Fiosaúde e do Fioprev. No Instituto desde 2010, atuou como chefe de Gabinete.
Estrutura de governança
Assembleia Geral
A Assembleia Geral é o órgão máximo de representação da comunidade de Farmanguinhos. Ela é composta por servidores públicos em exercício. Os participantes das assembleias devem aprovar as propostas e deliberar, em última instância, as questões pertinentes ao coletivo do Instituto.
Conselho Deliberativo
Órgão colegiado superior, o Conselho Deliberativo é responsável pelas questões estratégicas de natureza técnico-científico ou administrativas de competência do Instituto. Participam do Conselho a Diretora Executiva da unidade, que o presidia, a mesa diretora e os demais membros, eleitos para um período de 02 (dois) anos, admitida uma recondução subsequente.






