O Departamento é constituído pelo Serviço de Métodos Analíticos (SMA), Laboratório de sistemas Farmacêuticos Avançados (LASIFA) e Laboratório de Farmacotécnica experimental. Este departamento tem por finalidade prestar suporte analítico para desenvolvimento e caracterização de insumos e formulações farmacêuticas com base em novas abordagens analíticas e de processamento.

O SMA tem como atividades o desenvolvimento de metodologias analíticas instrumentais, execução de análise instrumental e validação de métodos analíticos. Este setor participa da rede de plataformas da Fiocruz ligada ao programa de desenvolvimento tecnológico em insumos para saúde – PDTIS.

O LASIFA é um laboratório voltado para o desenvolvimento e caracterização de insumos e formulações farmacêuticas com base em novas abordagens analíticas e de processamento. As linhas de pesquisa vinculadas ao laboratório são basicamente três: 1) sistemas avançados de liberação de fármacos, com foco em nanotecnologia farmacêutica; 2) materiais farmacêuticos, com foco em cristalização e cristalografia; 3) assuntos regulatórios e propriedade intelectual vinculados à tecnologia farmacêutica e ao desenvolvimento farmacêutico.

O Laboratório de Farmacotécnica Experimental desenvolve estudos preliminares de formulação e processos para o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos de origem natural, sintética ou biossintética.

1. Estrutura
O departamento conta com 24 colaboradores dos quais, 17% são doutores, 21% são mestres, 29% graduados e 33% ensino médio.

2. Projetos
Os laboratórios possuem 8 projetos associados às linhas de serviço do departamento.

3. Prêmios
Em 2016, o LASIFA foi premiado com o Ludo Frevel Crystallography Scholarship pela apresentação do trabalho Surface Properties of Carvedilol Crystals: Combining X-ray Diffraction with Advanced Techniques. A premiação pelo Reconhecimento Técnico do trabalho apresentado Development of generic olanzapine coated tablets – Challenges and inovations ocorreu no IPD-Farma – 10º ENIFarMed.

4. Novas Tecnologias
No âmbito de incorporação tecnológica, o LASIFA desenvolveu duas novas tecnologias que colaboram para o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico da pesquisa científica em Farmanguinhos e no país: 1 – Avaliação de microestrutura de fármacos como critério de controle de qualidade, 2- Técnicas de moagem úmida como método de incremento de dissolução de fármacos pobremente solúveis em água.