Outubro Rosa. Vamos falar sobre precaução e solidariedade?

 

Rosa é a cor do momento.

Rosa é cor de menina.

Rosa é a cor da rosa.

Rosa é feminino.

Rosa é a cor do forte sexo frágil.

Rosa é a cor….

E, o outubro é Rosa.

Este mês chegou e evidenciou, mais uma vez, a prevenção e o combate ao Câncer de Mama. Salvar a vida de mulheres, por meio da promoção da detecção precoce da doença, é o objetivo da campanha mundial.

Sabe-se que o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa mortes na população feminina. Sua causa está atrelada a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais, entre outros.

Pensando nisso, Farmanguinhos, com a roseta As Cores do Bem, abraça essa campanha firmando seu comprometimento com a população.

Porém, não é apenas isso. A Unidade vai fazer uma abordagem mais ampla sobre o assunto. O foco é o Câncer de Mama. Mas, os olhares estarão voltados, também para o de ovário e o do colo do útero. Saber sobre esses diferentes tipos de câncer, conhecer os sintomas, tratamentos, prevenção, direitos dos pacientes, entre outras ações, amplia a visibilidade sobre o assunto.

Vamos falar sobre isso?

Justificativa:

Símbolo: Roseta As Cores do Bem – criado por Far, tem por objetivo chamar a atenção para os três últimos meses do ano, época na qual o câncer e a Aids ganham notoriedade. Isto fica referenciado nas cores escolhidas, em cada mês, para simbolizar um tipo de tumor.

Em outubro, a referência é o câncer de mama, por isso o nome Outubro Rosa. No mês seguinte, será o câncer de próstata, é o Novembro Azul. No último mês do ano, o HIV/Aids com o Dezembro Vermelho.

Com a Roseta As Cores do Bem, Farmanguinhos não se propõe, somente, a evidenciar o que já sabemos. Mas, também, mostrar sua solidariedade, afeição, amizade e amor, por meio dos laços entrelaçados no desenho do símbolo. E, desta forma, unir e conscientizar sua força de trabalho quanto à prevenção contra estas doenças.