O grande destaque é a inclusão de 150 monografias referentes a plantas medicinais

De acordo com informações divulgadas esta semana no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Farmacopeia brasileira terá nova atualização em 2017. Esta, que será a 6ª edição, receberá 326 novas monografias, o que representa um aumento de cerca de 50% em relação ao número anterior. O grande destaque é a inclusão de 150 monografias referentes a plantas medicinais, setor considerado estratégico para o Brasil na área de medicamentos.

Muitos já devem ter ouvido o termo farmacopeia, mas nem todos sabem o conceito, sua utilidade, qual a sua abrangência e a dimensão de sua importância. A Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico do país, no qual se estabelecem, dentre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde.

Tem por finalidade promover a saúde da população, estabelecendo requisitos de qualidade e segurança dos insumos para a saúde, especialmente dos medicamentos, apoiando as ações de regulação sanitária e induzindo ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Ela é periodicamente atualizada: conta atualmente com 813 monografias, das quais 63 foram publicadas em 2016. Clique aqui e saiba mais sobre o documento.