Pesquisador do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Jorge Magalhães coordena debate sobre Big Data em Portugal


 

O Geomed recebeu representantes de 27 países dos cinco continentes (Foto: Geomed/divulgação)

O pesquisador do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Jorge Magalhães, que integra o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), foi convidado a participar do Geomed 2017. Trata-se da 10ª conferência internacional interdisciplinar sobre estatística espacial, epidemiologia geográfica e aspectos geográficos da saúde pública, em tradução livre para o Português.

 

O encontro foi realizado na cidade do Porto, em Portugal, de 7 a 9 de setembro. Coordenado pela pesquisadora Fátima Pina, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz), o evento reuniu estatísticos, geógrafos, epidemiologistas, cientistas da computação e profissionais de saúde pública para discutir métodos de análise espacial. Além disso, apresentou e debateu os resultados dessas análises. Ao todo, o Geomed recebeu representantes de 27 países dos cinco continentes.

 

“É a 10ª edição do evento mais importante para tratar profundas reflexões sobre a importância do BIG DATA para auxiliar na gestão da saúde púbica global”, ressalta Jorge Magalhães, que coordenou a mesa sobre Data Science applied to Health: Strategies and tools for big data, machine learning and data mining.

 

O evento reuniu estatísticos, geógrafos, epidemiologistas, cientistas da computação e profissionais de saúde pública para discutir métodos de análise espacial (Foto: Geomed/divulgação)

“A mesa objetivou identificar e mostrar, ainda que numa visão geral, quais modelagens de uso do Big Data estão sendo aplicadas à saúde e suas contribuições à saúde global, tais como epidemiologia, mapas e tendências de saúde pública, local, global, movimentos e possíveis ações estratégicas que os países estão utilizando para auxiliar nas tomadas de decisão”, explica.

 

Especialista em estudos com Big Data e suas contribuições para a Saúde, Magalhães tem contribuído em pesquisas nesta área nos últimos anos, inclusive em parceria com a Aix Marseille Université (França), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

 

Além de Jorge Magalhães, participaram ainda outros seis pesquisadores de outras unidades da Fiocruz e que possuem estudos na área. O Geomed ocorre bianualmente e a próxima edição será em 2019, na cidade de Glasgow, na Escócia.