Sesc-Rio e Farmanguinhos/Fiocruz reafirmam compromisso social, oferecendo atendimento gratuito a moradores da Cidade de Deus e adjacências

 

O projeto tem como objetivo oferecer tratamento odontológico a pessoas de comunidades carentes

No último sábado (16/6), Farmanguinhos abriu as portas do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) para moradores de comunidades da região de Jacarepaguá interessados em participar do projeto de saúde bucal oferecido pelo Sesc-Rio. Trata-se do OdontoSesc, unidade móvel, totalmente equipada, que atende em áreas carentes. Neste caso, a parceria tem como objetivo dar acesso à população do entorno do CTM ao tratamento odontológico, bem como promover, por meio de educação em saúde, a autonomia dos cidadãos em relação à própria saúde, reafirmando o compromisso social das duas instituições.

 

Ao todo, 436 pessoas se inscreveram para os tratamentos odontológicos, sendo 256 vagas de imediato e 180 para fila de espera. Além do cadastramento, foram também oferecidas atividades educativas em saúde, oficinas, recreação com intervenção artística, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Foram também oferecidas atividades educativas em saúde e aplicação de flúor

De acordo com o Sesc-Rio, o atendimento em consultório começou nesta segunda (18/6). À medida que os primeiros pacientes concluírem o tratamento, serão gradualmente convocados os que estão em fila de espera.

 

Procedimentos oferecidos – A unidade móvel do OdontoSesc permanecerá no CTM por quatro meses. Cada consultório itinerante é equipado com quatro cadeiras odontológicas, sala de raio-x, sala de esterilização e recepção. São realizados procedimentos de atenção básica em odontologia, tais como radiografias, restaurações, raspagem, extração simples, limpeza e aplicação de flúor. O OdontoSesc somente oferece atendimentos de emergências para pacientes em tratamento na Unidade Móvel.

 

Ao todo, 436 pessoas se inscreveram no projeto Saúde bucal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As crianças participaram ainda de atividades recreativas, com intervenção artística

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram também organizadas oficinas com os pequenos e atividades de educação em saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As crianças tiveram orientação de escovação e aplicação de flúor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe do Sesc-Rio responsável pela inscrição e atividades promovidas no último sábado (16/6) no CTM

 

 

 

 

 

 

 

 

Funcionários de Farmanguinhos também estiveram presentes à ação social do último sábado (16/6)