O que temos a ver com o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios? Tudo! Farmanguinhos é uma Instituição que se preocupa com o meio ambiente e tem em seu escopo funcional ações ligadas a essa temática. Por isso é importante saber o que se tem feito e refletir sobre nosso posicionamento mediante ao cenário mundial de preservação e uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

Muitos não sabem que existe o Dia Internacional de Limpeza de Praia e Rio e nem qual é o seu objetivo. Então, vamos entender como funciona. O objetivo inicial desta data foi constatar a existência do problema que era gerado pela presença do lixo nos oceanos. Num outro momento, após constatação real da ação danosa, foi analisar a extensão do transtorno e, consequentemente, os riscos que os poluentes traziam para a vida marinha.

Atualmente, o foco é encontrar soluções possíveis por meio da reciclagem dos lixos recolhidos e do registro do que foi coletado (tipos e quantidades) no intuito de subsidiar políticas públicas, além de educar a população quanto ao descarte de seus lixos individuais.

Grupos associados a ONU Meio Ambiente – principal autoridade global em meio ambiente e responsável por promover a conservação do mesmo – participam da campanha #semanaMareslimpos que acontece agora em setembro e é promovido por esta entidade.

A campanha consiste em conclamar voluntários pelo mundo que se encontrarão nas praias para efetuar a limpeza do lixo depositado por usuários locais ou ainda por descargas no mar feitas por navios ou rios. O registro do que for coletado é reunido em um relatório que seguirá para o @MinistériodoMeioAmbiente para subsidiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Clique aqui e saiba quais foram os itens mais encontrados nas praias brasileiras pela ONU.