Para marcar a data (26/4), o Instituto promoveu palestras em comemoração ao Dia Mundial da PI e ao seu 43º aniversário


Neste ano, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) estabeleceu como tema “PI e esporte”. Assim como Farmanguinhos, inúmeras instituições de todo o mundo promoveram atividades a fim de marcar a data (Arte: site do INPI)

Na último 26 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Neste ano, o Instituto de Tecnologia em fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) incluiu a data como parte das comemorações de aniversário (23/4). Desta forma, o Instituto, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Far), promoveu duas palestras referentes à produção do conhecimento a partir do Mestrado Profissional da unidade.

A colaboradora Monique Silva dos Santos recebeu do diretor Jorge Mendonça o livro
“Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia
” (Foto: Alexandre Matos)

O diretor Jorge Mendonça acompanhou as palestras e destacou a importância do evento para a unidade. Após as apresentações, Mendonça sorteou o livro Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia, publicação coordenada pelo pesquisador Glauco Villas Bôas, cujo lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/4), no salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Durante o encontro, a coordenadora do NIT-Far, Carla Silveira, apresentou as atividades do setor. Ela explicou os serviços prestados pela área não somente em Far, como em todo o sistema Fiocruz. Carla destacou ainda os pedidos de patentes depositados pela unidade nos últimos cinco anos.

O público lotou o auditório do campus em Manguinhos para prestigiar o evento que celebrou o aniversário da unidade e o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (Foto: Alexandre Matos)

Frutos do Mestrado – Para marcar a data, foram apresentados os resultados de dois estudos concebidos durante o Mestrado Profissional de Farmanguinhos. O público lotou o auditório do contêiner novo para acompanhar as palestras.

Soraya Mileti apresentou os resultados obtidos a partir da dissertação que ela defendeu no Mestrado Profissional de Farmanguinhos (Foto: Alexandre Matos)

Chefe de Assuntos Regulatórios do Instituto, Soraya Mileti ministrou a palestra Regulamentação da Anvisa para registro de medicamentos: uma análise da evolução regulatória e seu impacto para Farmanguinhos. A servidora apresentou os resultados alcançados a partir do estudo que ela desenvolveu durante o Mestrado.

Um importante desdobramento é a intenção da Anvisa em incluir medicamentos registrados por Farmanguinhos como referência no país, dentre os quais, os antirretrovirais Efavirenz e Zidovudina, além do Artesunato+Mefloquina, Etionamida e da Nevirapina.

A partir do estudo desenvolvido no Mestrado Profissional de Farmanguinhos, Heros Rabelo contribuiu para o lançamento de novos produtos no mercado farmacêutico (Foto: Alexandre Matos)

Outro ex-aluno do Mestrado Profissional da unidade, Heros Rabelo, apresentou a palestra Micronutrientes: uma oportunidade de inovação para a Indústria Farmacêutica. A partir desse estudo, ele identificou uma carência no país para determinadas vitaminas. Com isso, Rabelo contribuiu para que o laboratório onde ele trabalha lançasse novos produtos no mercado farmacêutico para atender essa demanda.

Jorge Magalhães, Wanise Barroso, Tatiana Aragão, Munik Ambrosino e Elaine Dias também marcaram presença no evento que comemorou o aniversário da unidade e o Dia Mundial da PI (Foto: Alexandre Matos)

É permitida a reprodução do texto desde que citada a fonte – Centro de Comunicação (Cecom) Farmanguinhos/Fiocruz.