O trabalho de articulação e organização do Sistema Nacional das Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (SNRF-RedesFito), idealizado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) de Farmanguinhos (NGBS)/Fiocruz, teve início a partir do decreto 5.813, que em 2006 estabeleceu a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

A criação das RedesFito representa não apenas a organização de uma forma concreta de promover a inovação em medicamentos a partir da biodiversidade brasileira, mas a construção de um modelo de gestão bottom-up, capaz de apoiar a vertente do programa, alinhada com o Complexo Econômico Industrial da Saúde. A atuação das RedesFito é realizada em todo território nacional  a partir dos principais biomas brasileiros, apoiada em projetos construídos a partir de diversos Arranjos Eco-Produtivos Locais (AEPLs).

O Sistema foi idealizado para contribuir com a implantação das políticas de Ciência Tecnologia e Inovação que se relacionam com inovação de fitomedicamentos a partir da biodiversidade brasileira. A organização deste sistema representa uma forma pioneira e adequada para a realização da gestão do conhecimento apoiada nos conceitos teóricos que definem a inovação como um sistema social e dinâmico.

É importante destacar que o núcleo fez parte do Grupo Executivo do Ministério da Saúde, criado através da Portaria MS 1.274 de 25/06/2008, para instituir e dar suporte à implantação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, a partir dos biomas brasileiros. O SNRF-RedesFito foi criado em 2009, durante o 4º Seminário da área, e ratificado por meio da portaria nº 021, de 30/08/2010 de Farmanguinhos/Fiocruz, como projeto do Núcleo.

Acesse o Portal das Redes Fito