Marcus Nora foi homenageado durante o 18º encontro da SBQ-Rio pelas suas contribuições científicas

O pesquisador de Farmanguinhos, Marcus Nora, que atua no Laboratório de Síntese de Substâncias no Combate a Doenças Tropicais (SSCDT), foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Química Regional Rio (SBQ-Rio), com a medalha Walter Baptist Mors, concedida pelas contribuições científicas. A premiação aconteceu durante o 18º encontro da Regional Rio, realizado na cidade do Rio de Janeiro de 4 a 7/10. A cerimônia de premiação se deu na abertura do evento que, além da homenagem, contou com diversas atividades científicas ao longo da semana.

O pesquisador possui duas graduações em Química (licenciatura e bacharelado), mestrado, doutorado no exterior, três anos e meio de pós-doutorados (um no Brasil e dois no exterior), dois estágios internacionais, além de uma carreira de 20 anos na Fiocruz. “A estrada percorrida não foi curta. Apesar de longa, é uma viagem magnífica, pois química não é uma profissão, mas uma fonte constante de alegria e bons momentos”, observa.

Segundo Marcus Nora, foi um momento de grande satisfação e alegria ter seu trabalho reconhecido pela SBQ, uma das mais importantes sociedades científicas nos âmbitos nacional e internacional.

“Essa homenagem não seria possível sem a ajuda de pessoas que contribuíram para minha formação e carreira científica. São tantas que prefiro não mencionar para não cometer a injustiça de esquecer algum nome. A todos vocês o meu muito obrigado. Não poderia deixar de mencionar e agradecer aos integrantes passados e presentes do grupo SSCDT (Síntese de Substâncias no Combate a Doenças Tropicais), já que essa homenagem pertence a eles também. Sem eles não teria chegado até aqui. A todos vocês meu mais profundo respeito e gratidão”, conclui o pesquisador.