A colaboradora Flavia Furtado foi agraciada pelo estudo de uma nova abordagem em desenvolvimento analítico

Flávia Furtado recebeu menção honrosa pelo trabalho “Application of Analytical Quality by Design (AQbD) in Stability Indicating Method Development for Pharmaceutical Products” (Arquivo pessoal)

A colaboradora Flavia Furtado, que atua no Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analítica (LDVA) de Farmanguinhos/Fiocruz, recebeu menção honrosa no 6º Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas, promovido pela Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), realizado entre 04 e 06 de novembro em Brasília (DF).

O evento reuniu grandes nomes da pesquisa mundial com o objetivo de discutir ciência a fim de trocar experiências e estabelecer possíveis colaborações e parcerias. Cerca de 400 pessoas participaram do congresso, entre pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais, que apresentaram seus trabalhos científicos e trocaram experiências.

Flavia Furtado é mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica, oferecido por Farmanguinhos. O estudo apresentado no congresso concorreu com 168 trabalhos divididos entre oito áreas relacionadas a Ciências Farmacêuticas.

Flavia Furtado (ao centro), com sua orientadora, Lívia Deris Prado, e Diogo Dibo, chefe do LDVA, e ex-orientador dela na pós-graduação em Tecnologias Industriais Farmacêuticas (Foto: Alexandre Matos)

A colaboradora explica que o estudo, “Application of Analytical Quality by Design (AQbD) in Stability Indicating Method Development for Pharmaceutical Products”, faz parte da dissertação que ela desenvolve no Mestrado Profissional da unidade.  Segundo ela, um dos objetivos do trabalho é a implementação de uma nova abordagem em desenvolvimento analítico.

“O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analítica (LDVA), da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico de Farmanguinhos (CDT), e implementado de forma pioneira na instituição, trazendo para o laboratório uma abordagem sistemática e científica de desenvolvimento analítico, baseada na avaliação dos riscos à qualidade, o que torna o processo mais ágil e eficiente. Como benefícios, conseguimos redução do tempo de resposta do setor, aumento na qualidade, redução dos desvios da qualidade analítica e de custos associados”, ressalta.

Flavia Furtado durante experimento no Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analítica (Foto: Alexandre Matos)

O LDVA é responsável por desenvolver e validar métodos analíticos que geram resultados para apoiar as atividades de desenvolvimento farmacotécnico e controle de qualidade dos medicamentos desenvolvido e produzidos por Farmanguinhos. O AQbD (sigla em inglês para o método utilizado pela pesquisadora) é uma abordagem moderna de desenvolvimento analítico recomendada internacionalmente por guias de harmonização de práticas farmacêuticas, como, por exemplo, as Farmacopeis Americana e Europeia, além de outras entidades internacionais.

Flavia Furtado desenvolve a dissertação sob orientação das pesquisadoras Lívia Deris Prado e Karen Medeiros Gonçalves. “Além de agradecer minhas orientadoras, gostaria de fazer um agradecimento especial ao Diogo Dibo, pelo incentivo, apoio e oportunidade de cursar o mestrado. Ele que já foi meu orientador na especialização de Farmanguinhos, em Tecnologias Industriais Farmacêuticas, e é um chefe que fomenta a formação e capacitação de toda a equipe”, destaca.

Equipe do LDVA celebra mais essa conquista do Laboratório (Foto: Alexandre Matos)