Farmanguinhos recebe seis alunas do ensino médio em seus laboratórios. A iniciativa pretende estimular a inserção do público feminino na pesquisa científica em saúde

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, Farmanguinhos recebe seis alunas do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. Por dois dias (9 e 10/2), as estudantes conheceram o cotidiano dos laboratórios da Pesquisa da unidade, no campus Manguinhos.

A iniciativa faz parte do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), e está em consonância com as políticas afirmativas para educação da instituição, orientadas pela busca por uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva.

O programa tem como objetivo estimular a inserção de mais jovens na pesquisa em saúde pública. Neste sentido, para essa atividade, denominada Imersão no verão, a Fiocruz recebeu um total de 100 jovens. Além de Farmanguinhos, as estudantes foram distribuídas para outras dez unidades e para a Presidência da Fundação.

A coordenadora da Educação no Instituto, Mariana Souza, recepcionou as estudantes na unidade. “Neste programa queremos proporcionar às meninas a experiência de fazer pesquisa científica em um laboratório. Muitas nem sabiam que a Fiocruz é aberta ao público e que há uma diversidade enorme de atividades feitas aqui dentro”, destaca Mariana Souza.

As estudantes conheceram a rotina dos laboratórios de Farmacologia Aplicada, Síntese de Fármacos, Produtos Naturais para a Saúde Pública, e de Plantas Medicinais e Derivados. Durante a visita, as pesquisadoras de cada laboratório explicaram na prática alguns experimentos, além de apresentarem a importância de cada atividade de suas áreas de atuação.

O encerramento foi realizado nesta sexta-feira (10/2), às 9h, com uma grande roda de conversas entre alunas, na qual relataram suas experiências. O evento foi transmitido pelo canal da VideoSaúde da Fiocruz no YouTube , e contou com a participação de pesquisadoras da Fiocruz de todo o país.

Mariana Souza destacou a importância do evento, tanto pras meninas, quanto para os próprios profissionais da unidade. “Foi uma experiência muito emocionante, costumamos dizer que é uma oportunidade que vai além de mostrar a ciência para as jovens, é uma forma de ver a vida. Durante esses dias, ouvimos muito mais do que falamos. É um aprendizado enorme para todos nós”.  

Por mais meninas na Ciência – O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos da Fundação em 2019. A Fiocruz está comprometida com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com as diretrizes institucionais e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030.