O segundo dia da I Jornada de Pós-graduação Acadêmica em Pesquisa Translacional de Fármacos e Medicamentos (PPG-PTFM), promovida por Farmanguinhos, ocorreu no Pavilhão 47 da VDEPI e no auditório do Museu da Vida. Durante a mesa-redonda, os participantes, a grande maioria alunos de pós-graduação, foram apresentados a possibilidades futuras de atuação, como em plataformas tecnológicas, spin-offs ou startups na área da saúde.  

Estamos formando mão de obra para ser absorvida pelo mercado, visto as poucas oportunidades de trabalho em universidades e centros de pesquisa. A atuação de jovens pesquisadores (mestres e doutores) no empreendedorismo está cada vez maior e promissora”, disse a coordenadora do evento e do PPG-PTFM, Alessandra Lifsitch Viçosa. 

Com o tema “Hub de Inovação Medicamentos” e moderação de Sandra Aurora Chavez Perez Rodrigues (Farmanguinhos/Fiocruz), a mesa redonda teve as participações de André Luiz Franco Sampaio (Farmanguinhos/Fiocruz), que falou sobre “Plataformas tecnológicas e serviços integrados:  papel na inovação para o CEIS”;  Frederico Silva Castelo Branco (Farmanguinhos/Fiocruz), que apresentou o tema “Síntese orgânica com foco na população: experiências em inovação”, e Cristianne Hideko Bertolami Vicentim (Wecare Skin, São Paulo), que abordou o tema “Da Ideação ao Mercado: experiência da Wecare no desenvolvimento e lançamento dos produtos inovadores”.  

Internacionalização – Para demonstrar o esforço de Farmanguinhos na internacionalização do seu programa de pós-graduação, com a possibilidade de intercâmbio de alunos e projetos inovadores, a mesa-redonda e a conferência de encerramento contaram com palestras on-line com representantes da Universidade de Aveiro (UA) e da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal, respectivamente. Daniel Amorim discorreu sobre “Hub de Inovação, a experiência do PCI – Creative Science Park – Aveiro Region” e Fátima Nogueira, da Unidade de Parasitologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade NOVA de Lisboa, sobre o tema: Resistência de fármacos antimaláricos – Ser ou não ser transmitido, onde está a questão?”   

Na parte da manhã, na Seção Networking, os participantes puderam visitar os posteres com os trabalhos científicos, que foram avaliados pela comissão científica do evento e premiados por cada linha de pesquisa:   

Farmacologia  

Melhor trabalho: Aryella Maryah Couto Correa (Avaliação dos receptores canabinóides sobre a ativação de neutrófilos como mecanismo para modulação da MA-ALI experimental).  

Menção Honrosa: Cíntia Maria Lanzarini Gouy (Percepção e ações para a promoção da Integridade em Pesquisa no contexto nacional). 

Tecnologia Farmacêutica  

Melhor trabalho:  Flávia Furtado de Mendonça Souza (Analytical Quality by Design na melhoria de um método analítico estabelecido). 

Menção Honrosa: Beatriz Borges Correa (Desenvolvimento de medicamento pediátrico antirretroviral dose fixa combinada de lamivudina, zidovudina e nevirapina por tecnologia de impressão 3D). 

Química Medicinal  

Melhor trabalho:  Jonathan F. M. Oliveira (Modificações estruturais visando a melhoria da solubilidade de um composto líder nitrotriazólico com potente atividade antichagásica).  

Menções Honrosas: Paulo Victor Ramos de Souza (Avaliação sazonal da variação de teores de 3-desoxiantocianidinas em extratos de quatro morfotipos de Fridericia chica (Bonpl.) L. G. Lohmann (Bignoniaceae)” e Íris Firmino (Criptococose associada ao HIV: novas moléculas híbridas com possível atividade contra dois patógenos e desenvolvimento de um modelo celular de avaliação da coinfecção). 

Os participantes ainda puderam interagir com representantes de algumas empresas apoiadoras da jornada: MCassab, Merck, Instituto Vital Brazil, Kcen, Büchi, General Lab Solutions, Analítica e 593iCAN e Grupo Centroflora.  

Comissão organizadora da I Jornada

Ao concluir o evento, a coordenadora do PPG-PTFM anunciou que a próxima edição da jornada está prevista para o segundo semestre de 2024.  

Agradeço enormemente a comissão organizadora, composta por alunos do PPG – PTFM e outros colaboradores, pela realização dessa jornada”, disse.