Farmaguinhos/Fiocruz realizou o processo eleitoral para escolha da diretora para o quadriênio 2025-2029 e contou com o comparecimento de 100% dos servidores do Instituto. Com 53% dos votos, Silvia Santos foi eleita a nova diretora da unidade.
Silvia Santos é doutora e mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica, pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Especialista em Gestão em Saúde Pública, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e graduada em Farmácia, com habilitação em Farmácia Industrial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Há 20 anos em Far, Silvia iniciou a trajetória no Instituto aos 23 anos, quando ingressou como terceirizada para atuar na Garantia da Qualidade, no campus Manguinhos. Em 2006, realizou o concurso da Fiocruz e assumiu o cargo de Técnica em Saúde Pública. Ainda na Qualidade, trabalhou em Assuntos Regulatórios, onde pôde aprofundar sobre os desafios dos registros de produtos e processos. Além disso, Silvia coordenou a gestão da certificação ISO 9.001, contribuindo para a validação do Sistema de Gestão da Qualidade.
De 2013 a 2017, Silvia atuou em cargos gerenciais e ficou como assessora técnica da Vice-Diretoria de Gestão Institucional (VDGI). Essas vivências foram fundamentais para que, em 2018, pudesse assumir o cargo de vice-diretora da área imprimindo uma gestão para resultados e visando a sustentabilidade institucional com foco no desenvolvimento de sua equipe. Neste período, também atuou como diretora substituta de Farmanguinhos.
A gestão foi marcada por desafios internos e externos que foram superados com resiliência e competência estratégica e operacional. Silvia enfrentou crise orçamentária, impactos da pandemia e, ao mesmo tempo, trabalhou incansavelmente para a valorização de cada conquista institucional. Com resiliência, liderou a execução do Plano de Sustentabilidade da unidade, devido à crise política e econômica que o país enfrentava. Também foi responsável por implementar e executar projetos estruturantes de gestão, como por exemplo, a migração do Projeto ERP/SAP. Silvia investiu esforços para a revitalização dos campi e ações de valorização para preservação da vida dos trabalhadores da unidade.
Com ampla experiência nas áreas de gestão, desenvolvimento institucional e inovação, Silvia participou ativamente como representante em órgãos de governança, como Conselho Deliberativo de Farmanguinhos, por dois mandatos (2014 e 2016), Congresso Interno da Fiocruz, Câmara Técnica de Gestão da Fiocruz e na Rede Nacional de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFO).
A nova diretora de Far tem o objetivo de consolidar o Instituto como essencial no enfrentamento dos desafios de saúde, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Para o período de 2025-2029, Silvia se compromete com o fortalecimento de conquistas e com a construção de futuro, no qual Farmanguinhos atue com protagonismo como referência em inovação e qualidade.






