Iniciativa de Farmanguinhos aconteceu presencialmente no campus Manguinhos e remotamente pela plataforma Zoom
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) realizou o curso “Construindo um sistema de pesquisa responsável: a integridade científica na formação de pesquisadores em início de carreira”. A formação de abrangência internacional combinou exposições teóricas, discussões de casos reais e hipotéticos, dinâmicas em grupo e momentos de síntese e reflexão coletiva.
A iniciativa aconteceu de 12 a 16/1, no campus Manguinhos, e teve o objetivo de oferecer ferramentas para o enfrentamento dos desafios do sistema de pesquisa e contribuir para a tomada de decisões éticas e responsáveis no desenvolvimento de projetos científicos.
“A formação foi desenvolvida para alunos de pós-graduação, especialmente aqueles em início de trajetória no mestrado e no doutorado, valorizando a troca de experiências entre participantes com diferentes níveis de conhecimento. A proposta pedagógica participativa estimula o aprendizado colaborativo, de modo que a construção do conhecimento ocorra de forma dinâmica entre os próprios alunos, com mediação da equipe docente”, destacou a representante de Farmanguinhos e uma das coordenadoras do curso, Carmen Penido.

O curso foi ministrado pela docente internacional Dra. Anna Armond, da University of Ottawa Heart Institute, e contemplou temas centrais da integridade em pesquisa, como valores e princípios da prática científica, conflitos e dilemas, relação aluno–orientador, transparência e reprodutibilidade na ciência, entre outros.
Para a elaboração e realização do curso, o Instituto contou com o apoio da Coordenação Geral de Ensino (CGE), da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). As atividades também foram realizadas de forma remota, por meio da plataforma Zoom, ampliando o alcance e possibilitando a participação de pesquisadores de diferentes instituições e localidades.






