Confira, abaixo, as ações implementadas por Farmanguinhos para assegurar a saúde e a segurança dos profissionais da unidade e garantir o abastecimento do SUS.

Iniciativas de Saúde

Imunização – Ao longo de 2021, o Departamento de Gestão da Saúde do Trabalhador (DGST) aplicou duas doses da vacina contra Covid-19 e a dose de reforço, garantindo assim todo o esquema vacinal para os profissionais em atividade presencial e rodízio. Para evidenciar a importância da vacina, o Instituto desenvolveu um cordão para crachá com tema “Vacinado! Vacinada!”, que foi distribuído aos colaboradores imunizados pelo menos com as duas doses. Além disso, a área imunizou os trabalhadores contra a Influenza A (H1N1), protegendo também contra essa doença que vem se alastrando rapidamente pelo país.

Distribuição de máscaras – Desde o início da pandemia, quando o uso da máscara se tornou obrigatório, a unidade tem distribuído o equipamento para profissionais em trabalho presencial e rodízio. Inicialmente, foram concedidos o modelo de pano. Como forma de inclusão, a unidade, ainda, entregou máscaras adaptadas para colaboradores surdos e para os profissionais que lidam diretamente com esse grupo.

Com o avanço da variante Ômicron, seguindo às orientações da Fiocruz, foram distribuídas máscaras PFF2. A medida é uma das determinações previstas na Portaria 26/22, publicada pela Presidência da Fiocruz em 12/01/22. Desta forma, os colaboradores receberam quatro unidades para suprir um mês. Esse modelo de proteção facial deverá ser usado durante todo o expediente em Farmanguinhos e no deslocamento da residência para o trabalho e no retorno, tendo em vista sua maior capacidade de filtragem.

Cabe ressaltar que, mesmo com esquema vacinal completo, o uso de máscara ainda é obrigatório para evitar a propagação da doença. Por isso, além das dependências dos campis e do ônibus corporativo de Farmanguinhos, utilize a proteção facial em locais fechados e em transportes públicos, conforme determina o Decreto Rio 49766, de 11/11/2021. 

Testagem na unidade – Desde o primeiro dia útil deste ano, a equipe do DGST colocou em prática a testagem de todos os profissionais incluídos no protocolo médico. Os testes são realizados nas pessoas com sintomas e nas que mantiveram algum contato com alguém com Covid. Portanto, é fundamental comunicar à área caso você apresente sintomas ou tenha sido exposto ao vírus.

Comprovante de vacinação – Conforme indicação da Portaria 26/22 da Presidência, só podem acessar os campi pessoas com esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço, quando for o caso. A medida inclui o público externo em visita à instituição, e todos os trabalhadores, independentemente de vínculo, bolsistas, estudantes e outros com atividades regulares que estiverem em atividades presenciais. A obrigatoriedade só não se aplica a pacientes e usuários dos serviços de saúde que tenham alguma contraindicação específica para a vacinação de Covid-19. Em virtude disso, Farmanguinhos está estudando a operacionalização desta normativa, que será divulgada em breve.

Atualização dos protocolos de Saúde para a Covid-19 – Seguindo as orientações da Cogepe, divulgadas em 19/01/2022, o prazo de afastamento/isolamento de trabalhadores com a doença foi alterado para adesão às novas determinações do Ministério da Saúde. Com isso, o prazo anterior que era de 14 dias para todos os casos, passa a ser de 7 dias para pacientes sintomáticos, 5 dias para assintomáticos e sem afastamento ou isolamento para pessoas contactantes de casos de Covid intradomiciliares.

Protocolo de atendimento específico para Coronavírus – O DGST desenvolveu um procedimento próprio para a doença.

Atendimento psicológico – Destinado aos colaboradores que estão se sentindo angustiados, ansiosos ou apreensivos por conta da pandemia. O atendimento é feito por telefone.

Assistência aos colaboradores com suspeita ou testagem positiva – A equipe do DGST faz monitoramento diário (por telefone) de todos os profissionais que estejam afastados por apresentarem sintomas ou testagem positiva para Covid-19 a fim de obter informações sobre a saúde dessas pessoas e prestar orientações. Além disso, também telefonam para esclarecer dúvidas suscitadas por alguns colaboradores.

Aferição de temperatura – Desde 30/3/20, o DGST mede a temperatura de todos os profissionais que chegam ao CTM para trabalhar. Tal procedimento, que dura em torno de seis segundos, é feito individualmente por meio de termômetro à distância. Aqueles que apresentarem temperatura cima de 37,5º são direcionados ao DGST para avaliação médica. Os que apresentarem sintomas leves a moderados e necessitarem de utilizar o transporte coletivo de Farmanguinhos, são encaminhadas ao Prédio 20. Já as pessoas com sintomas mais graves, são encaminhadas para a emergência.

Área de Isolamento – O Prédio 20 foi destacado para servir de área de isolamento e alocar os colaboradores que chegam à unidade com sintomas de Covid-19 ou com temperatura corporal elevada e que não tenham como ir embora imediatamente por dependerem de transporte. O local dispõe de bebedouro, banheiros e alimentação a fim de oferecer as melhores condições possíveis a esses profissionais durante o período de espera.

Estatísticas – Para acompanhar os casos internos e medir o trabalho que tem sido executado pelo DGST, o departamento tem realizado um levantamento estatístico diário de todos os dados envolvidos na pandemia Covid-19, considerando, dentre outros aspectos, os atendimentos e as ações desencadeadas.

Visitações externas – São realizadas quando necessário, pela equipe do DGST, aos colaboradores com indicação de acompanhamento hospitalar devido ao Covid -19.

Monitoramento do cenário epidemiológico – A Direção, em conjunto com o DGST, realiza o monitoramento da pandemia, através de avaliação semanal dos índices, para as devidas orientações aos colaboradores, especialmente as que relacionadas aos regimes de trabalho.


Iniciativas de higienização e limpeza

Dispersores de álcool em gel – Foram disponibilizados dispersores de álcool gel em diversos locais da unidade, como na saída dos banheiros, na entrada e saída do refeitório do CTM, próximo aos registros de ponto, dentre outros. No restaurante, frascos do produto foram colocados nas mesas para serem utilizados na higienização das mãos.

Intensificação da limpeza – O serviço de limpeza foi intensificado nas áreas comuns e nas salas, onde também foram deixados borrifadores com álcool 70 líquido, a fim de que os próprios colaboradores façam a higienização de suas respectivas mesas e objetos de trabalho. O álcool utilizado para este fim é fabricado internamente e seu reabastecido pode ser solicitado ao Departamento de Gestão da Infraestrutura (DGI).

No restaurante, a limpeza também foi acentuada. A cada 30 minutos, funcionários do setor fazem a higienização das mesas.

Distribuição de álcool – A unidade também tem feito distribuição de frascos de álcool (líquido e gel) para os trabalhadores mantenham os cuidados com a higienização fora do Instituto.

Desinfecção – A unidade realiza a desinfecção de ambientes coletivos, conforme a Nota Técnica 034.2020 da Anvisa (Desinfecção de Locais públicos durante a pandemia da COVID-19).


Iniciativas para convívio seguro

Suspensão de atividades – Algumas atividades foram suspensas, como aulas, viagens, participação em eventos externos e reuniões presenciais. Além disso, foi permitida a liberação do trabalho em casa (home office), para trabalhadores de grupos de risco, como também o revezamento das atividades, de acordo com escalas setoriais.

Placas indicativas sobre capacidade de lotação – Inclusão de placas, na entrada dos ambientes coletivos, indicando a capacidade máxima de pessoas permitidas a fim de evitar aglomerações.

Sinalização – Foram colocadas marcações no piso para delimitação da distância segura, mais especificamente em locais estratégicos, onde são formadas filas, tais como relógio de marcação de frequência, entrada do restaurante e dentro do próprio estabelecimento, nas rampas onde as refeições são servidas. Na sala de conferência foram inseridas placas para informar que determinados assentos estão indisponíveis para que o distanciamento seja cumprido.

Reorganização das áreas coletivas – Alteração na disposição das mesas e cadeiras, obedecendo o espaçamento de 1,5 metro entre os colaboradores, em espaços coletivos, tais como restaurante, lanchonete, refeitórios, sala de conferência e auditório.

Ventilação – Todas as portas e janelas do restaurante e dos prédios administrativos permanecem abertas para garantir a circulação do ar.


Iniciativas para transmitir informações

Comunicação – Desde o início, a comunicação foi intensificada de modo a orientar os trabalhadores sobre todas as ações institucionais. São elaboradas campanhas de comunicação a fim de envolver os trabalhadores nesse processo e enfrentamento da pandemia. São produzidos informativos sobre as medidas de prevenção e orientações internas e externas (trabalho remoto); elaborados materiais gráficos especificamente para cada canal de comunicação, desde flyers para leitura rápida, e cartazes para os inúmeros totens e murais espalhados pelos campi, até artes digitais para mídias eletrônicas (e-mail, site, intranet, redes sociais e listas de transmissão de WhatsApp). Esses materiais são produzidos pelo Centro de Comunicação em conjunto com outras áreas, tais como DGST e Educação.

Boletim epidemiológico – O DGST tem realizado o acompanhamento do estado de saúde dos profissionais da Unidade, seguindo os critérios clínicos e epidemiológicos do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz). Quinzenalmente, o setor envia um boletim para atualização dos dados e transparência da curva entre os trabalhadores, bem como um Painel de Bordo para acompanhar os casos e correlacionar todas as possíveis variáveis (sintomas, gênero e números de novos casos) por semana. Através da análise desses índices, a unidade define orientações de trabalho aos seus colaboradores, incluindo a frequência presencial.

Plantão Covid-19 – O DGST criou uma lista de transmissão pelo WhatsApp para abordar informações importantes sobre o Coronavírus, além de oferecer dicas fundamentais de cuidados com a saúde física e mental durante esse período. O canal também é utilizado para esclarecer dúvidas dos colaboradores.

Diálogo Diário de Saúde – Para difundir o conhecimento sobre prevenção e minimizar as possibilidades de contágio, está sendo realizado Diálogos Diários de Saúde (DDS) específicos sobre o Covid-19.

Manuais – Elaboração de manuais para orientar os trabalhadores sobre diversos procedimentos institucionais durante o período de contingência, tais como Plano Geral de Convívio, Manual com orientações para trabalho remoto e Plano de trabalho remoto.


Iniciativas para estabelecer ações e diretrizes institucionais contra a doença e monitorá-las na unidade

Interação com a Fiocruz – Diversas áreas da unidade atuam junto à Fiocruz para estabelecer ações e diretrizes institucionais contra a doença. É o caso da Vice-diretoria de Gestão do Trabalho (VDGT), que em conjunto com o Gabinete da Direção e Vice-diretora de Gestão Institucional, representam a unidade na Coordenação da Fiocruz voltada para a pandemia. O DGST também tem tido contato direto com o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), participando de reuniões que buscam definições do plano de contingência da Fiocruz, assim como enviando semanalmente todas as estatísticas internas da unidade para compor o plano de ação da Fundação para este período pandêmico.

Grupo de Trabalho para Convívio no Novo Normal – Criação de um grupo integrado por profissionais de todos os campi, a fim de apresentar e debater propostas para conter o avanço de Covid-19 no Instituto.

Agente do Bom Convívio (ABC) – Grupo composto por profissionais responsáveis por disseminar e reforçar as medidas preventivas do Guia Prático de Convívio entre os trabalhadores de Farmanguinhos. O objetivo é que os agentes sejam um elo entre a Unidade e a força de trabalho, lembrando da importância de ter uma conduta correta, seguindo os cuidados preventivos contra a Covid-19. A maioria dos agentes já desempenha função de segurança e proteção e agora atuam como agentes de mudança, impulsionando e motivando todos os colaboradores da unidade a terem responsabilidade e a agirem na direção dos novos hábitos e precauções.