CoralVozesdeFar_07set2016 (2)

Coral apresentou cinco canções, sendo duas em homenagem ao cantor Roberto Carlos: É preciso saber viver e Como é grande o meu amor por você

O Coral Vozes de Far levou o encanto e a força do conjunto de tons para o 4º Encontro de Corais da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá (Acija). O evento reuniu sete corais do bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, em uma belíssima homenagem ao “rei” Roberto Carlos, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

Sob a regência do maestro Leônidas Barbosa, os 27 participantes de Far cantaram É preciso saber viver e Como é grande o meu amor por você, em homenagem ao condecorado da noite. Com o teatro lotado e ingressos esgotados, o Coral apresentou ainda Monte Castelo, de Renato Russo, Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, e Per amore, escrita pela cantora italiana Mariella Nava e gravada por Andrea Bocelli e Zizi Possi. Esta última foi trilha sonora da novela global, Por amor, de 1997 e ensaiada, por dois meses, especialmente para o evento. Clique aqui e confira trechos de algumas músicas.

Rayssa Vila Verde, integrante do Coral e colabora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), da Vice-Diretora de Gestão do Trabalho (VDGT), setor idealizador do projeto há cinco anos, ressaltou como a música Per Amore foi especial para todos. “Tivemos um intensivo de ensaios, porque além de ser em outra língua, a música tem tons diferentes. Quem era contralto tinha que afinar um pouquinho o tom das vozes e para quem era soprano, tinha que entrar em tom diferente e sustentar a voz. Foi um desafio e todos se uniram, um ajudando o outro nos ensaios”, frisou Rayssa.

Veja a apresentação da música Per amore.

Rayssa, Virginia e Luciane comemoram a quarta participação no encontro da Acija (FOTO: Edson Silva)

Rayssa, Virginia e Luciane comemoram a quarta participação no encontro da Acija (FOTO: Edson Silva)

Virginia Marques, responsável pelo DDRH, associou a importância da participação em um

evento externo aos objetivos do projeto. “Este evento foi uma representatividade nossa fora da unidade. E vem ao encontro do que prezamos, que é criar a identidade institucional, vestindo a camisa e todos representando Farmanguinhos”, contou. “Cada um expõe a sua voz, a emoção que vem de dentro, e a música neutraliza o individual e preza o coletivo; o resultado do todo, com o espírito de equipe. E o Leônidas é muito profissional e coloca o grupo em foco”, finalizou Virgínia.

Luciane Galdino, responsável pelo Serviço de Educação Corporativa, comenta sobre a intenção de aumentar o projeto. “Nós pensamos em inovar e agregar alguns sons também, como por exemplo, flauta ou saxofone, mas nada que sobressaia as vozes. Para nós, o importante é a qualidade vocal”, disse.

A Chefe de Gabinete, Vânia Buchmuller, foi a representante da Direção no evento e recebeu a placa pela participação da Unidade. “Eu fiquei impressionada com a evolução e o profissionalismo do Coral. Eles deram um show! O Coral foi o primeiro a se apresentar e mesmo assim, não deixou transparecer o nervosismo. Eles (os integrantes) foram aplaudidíssimos, e foi muito gratificante representar a Diretoria, com uma apresentação espetacular assim”, comemorou Vânia. Ela ainda contou que após a apresentação do Vozes de Far no aniversário da Fiocruz de 2016, o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, solicitou o retorno do coral da Fiocruz. “O nosso coral estimulou o renascimento do coral da Fundação”, exclamou a Chefe de Gabinete.

Os outros corais que participaram do evento foram: Vozes da Globo (TV Globo), Coral da Servier (Laboratórios Servier), ASBOCAS da ASBAC (Associação dos Servidores do Banco Central), Grupo Amantes da Música Independente, Chorus Lux (Representando Acija) e o Coral do Loreto (Igreja Nossa Senhora do Loreto).

A associação, formada por mais de 500 associados, congrega comerciantes, indústrias e profissionais liberais estabelecidos em Jacarepaguá e comemorará 57 anos no dia 14 de setembro.