Com o tema Ciência alimentando o Brasil, a Unidade apresentará o projeto Horta pomar, implementado na creche Nise da Silveira, em Jacarepaguá

 


Começa nesta terça-feira (18/10), no campus Manguinhos, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema deste ano será Ciência alimentando o Brasil. Diante desta proposta, o Núcleo de Gestão Social (NGS) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) participará com a exposição do projeto Horta Pomar na creche Nise da Silveira, em Jacarepaguá.

 

Os pequenos trabalham no cultivo de seu alimento. A foto mostra as crianças regando as hortaliças com material reciclado (Foto: Arquivo/Creche Nise da Silveira)

Os pequenos trabalham no cultivo de seu alimento. A foto mostra as crianças regando as hortaliças com material reciclado (Foto: Arquivo/Creche Nise da Silveira)

Segundo o coordenador da área, Jacob Portela, a iniciativa vai ao encontro da proposta trazida este ano na SNCT. “A ideia foi criar uma horta para estimular uma mudança de hábitos nas crianças, incentivando-as a terem uma alimentação balanceada e saudável, principalmente por estar livre de agrotóxicos. Além disso, valorizar a importância do homem do campo”, ressaltou Portela.

Ele disse que os parceiros foram fundamentais para que o projeto fosse implantado em 2011. Atualmente, está incluído no Programa Hortas Cariocas, portanto, respaldado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Hoje, a horta funciona plenamente e alimenta as crianças da creche”, comemorou.

Além da Secretaria de Meio Ambiente, o Horta Pomar conta com o apoio da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da Associação de Moradores da Cidade de Deus e do Grupo Alfazendo – organização voltada para educação sócio-ambiental.

Desde cedo, as crianças da creche Nise da Silveira aprendem a cuidar da horta e a produzir seu próprio alimento (Foto: Arquivo/Creche Nise da Silveira)

Desde cedo, as crianças da creche Nise da Silveira aprendem a cuidar da horta e a produzir seu próprio alimento (Foto: Arquivo/Creche Nise da Silveira)

A abertura da SNCT na Fundação será nesta terça (18/10), às 9h, no auditório do Museu da Vida, no campus Manguinhos, com a mesa Geografia da Fome de Josué de Castro, 70 anos depois. Várias unidades da Fiocruz estão participando do evento, com atividades das mais diversas, em diferentes espaços do campus, especialmente no Salão de exposições do Museu da Vida da Casa de Oswaldo cruz (COC/Fiocruz).

 

Este ano, os organizadores estão preparando uma atividade especial para o sábado (22/10): o Piquenique científico. A ideia é fazer um piquenique de verdade, misturando gostosuras, lazer e conhecimento. Vai ter conversas sobre alimentação saudável, atrações musicais com temática alimentar, distribuição de frutas e de livros.

 

“Além de atrair o público em geral, gostaríamos também de envolver o público interno da Fiocruz. A ideia é ajudar a promover o nosso campus como um espaço de lazer no fim de semana, tanto para a comunidade externa quanto interna. Se der certo, pretendemos repetir a experiência”, disse Carla Almeida, do Núcleo de Estudos de Divulgação Científica do Museu da Vida.

 

 

 

 

 

 

snct_filipeta-piquenique-cientifico_faceb