O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) acaba de conquistar a recertificação na Norma ISO 14001 pela British Standards Institution (BSI). A BSI é o organismo certificador de atendimento às normais mundiais, e a 14001 se refere à colocação em prática de uma política ambiental recomendada pelos padrões internacionais mais exigentes.

A informação sobre a recertificação faz parte do relatório que dois auditores da BSI fizeram após a visita realizada no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), nos dias 16 e 17 de janeiro. Arlindo Linhares e Thiago Araújo recomendaram a manutenção da certificação, obtida, pela primeira vez, em 2014.

Mesmo com a recomendação dos auditores, durante a visita foram detectadas pelos inspetores duas oportunidades de melhoria, três observações e duas não conformidades menores. Para estas duas últimas, será enviado à BSI um plano de ação corretiva até 27 de janeiro. A verificação da eficácia será realizada na próxima auditoria, pré-agendada para a primeira semana de janeiro de 2018. Vale dizer que essa inspeção já estará baseada na nova versão da norma ISO 14001, a de 2015. Ou seja, a certificação e a recertificação obtidas por Farmanguinhos foram baseadas na versão anterior, a de 2004.

 

A caminhada para certificação, manutenção e recertificação

  • 2013 – Em maio, a Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GSMS – antigo Departamento de Segurança, Meio Ambiente e Saúde) convoca os profissionais do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) interessados em participar ativamente do processo de Certificação Ambiental da Unidade, para preencherem uma ficha de inscrição para participarem de um Curso de interpretação da Norma ABNT ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.

Com essa ação, era dada a largada para uma longa caminhada para se conquistar uma certificação internacional em Gestão Ambiental.

  • 2014 – Em fevereiro, Farmanguinhos recebeu a visita dos auditores da BSI – organismo certificador de atendimento às normas mundiais), para uma pré-auditoria referente à ISO 14001. Na ocasião, os inspetores realizaram um levantamento dos requisitos aplicáveis à norma e verificaram se a unidade estava atendendo a todos os critérios estabelecidos pela mesma.

Desta visita, resultou um relatório no qual constavam as principais necessidades, consideradas, naquela fase, como Oportunidades de Melhoria (OM), e que precisavam ser sanadas para que fosse possível agendar a auditoria de Fase I.

Para o êxito do projeto de certificação, a participação de todos os colaboradores de Farmanguinhos era fundamental. E, contando com isso, a GSMS iniciou algumas ações e projetos visando o acompanhamento do atendimento aos requisitos legais aplicáveis e a redução do impacto ao meio ambiente, sendo os principais:

  • Instituição do Comitê de Avaliação dos Requisitos Legais e Melhoria Contínua;
  • Reunião de Análise Crítica junto à Direção;
  • Retirada de lixo do Campus.

Em outubro do mesmo ano, a Unidade recebeu, novamente, a visita do auditor da BSI que veio verificar as ações feitas relacionadas as não conformidades encontradas, anteriormente, no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – Fase I.

  • 2015 – No final de janeiro, após o retorno dos auditores da BSI para inspeção Fase II (a última antes da certificação) e, também, realizar um conjunto de procedimentos para se ajustar aos princípios definidos pela norma, em março, depois de muito trabalho ao longo de dois anos, Farmanguinhos pode celebrar a conquista da certificação internacional pela norma ISO 14001/2004. À época, as flores da árvore que representa o Brasil: o Ipê Amarelo foram o símbolo da logomarca da campanha interna que levou os trabalhadores a obterem uma conquista significativa, em respeito ao meio ambiente

A Unidade tornou-se a primeira autarquia pública a obter esta certificação.

  • 2016 – Na segunda quinzena de janeiro, os auditores da BSI voltaram ao Instituto para inspecionar suas instalações. O objetivo da visita foi verificar se o que estava contido dentro do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estava sendo cumprido pela unidade, e se seria ou não aprovada a manutenção da certificação na Norma 14001, conquistada em 2015. Esta foi a primeira auditoria de manutenção. Os auditores não constataram não conformidades, e foi mantida a certificação.

As próximas etapas consistiam na realização de uma nova auditoria de manutenção e, após esta, outra para a recertificação sob a ótica da nova Norma ISO 14001/2015.

  • 2017 – No início de janeiro, novamente, as instalações do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos, foram inspecionadas pelos auditores da BSI em sua segunda auditoria de manutenção. Algumas ocorrências foram sinalizadas. Porém, este cenário não impediu a Unidade de manter a certificação conquistada em 2015.

Agora, a próxima auditoria ocorrerá em 2018 e será de transição da norma. Farmanguinhos sairá da versão 2004 para a versão atualizada em 2015.