Jorge Magalhães discutiu o tema com alunos e profissionais da unidade

Jorge Magalhães destacou a importância da gestão do conhecimento, da interação de grandes dados e da troca do saber entre as mais diversas áreas de atuação

O mundo mudou! Foi com essa declaração enfática que o Coordenador do Mestrado Profissional de Farmanguinhos e pesquisador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Jorge Magalhães, norteou a palestra “Como vai o gerenciamento do seu futuro? Um olhar sobre o Big Data e os desafios para a Saúde”, na manhã do dia 06 de setembro, na Sala de Conferência do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM).

Durante o encontro, organizado pelo Centro de Estudos de Far, Magalhães fez uma reflexão sobre as constantes e rápidas evoluções que temos vivido ao longo do tempo devido aos avanços tecnológicos, assim como destacou a importância da gestão do conhecimento, da interação de grandes dados e da troca do saber entre as mais diversas áreas de atuação neste processo.

“O mundo não é mais o mesmo. A exponencialidade de ações do conhecimento está extrapolando gerações, favorecendo a troca de informações e a antecipação dos problemas. Se continuarmos tentando solucionar os gargalos do século XXI usando modelos pregressos, não iremos a lugar nenhum. Precisamos ter em voga que estamos aprendendo sempre e que devemos unir esforços para soluções mais coesas e equânimes. O diferencial está na gestão do conhecimento, possibilitando a troca de informações e a antecipação dos problemas visando a tomada de decisão ”, ressalta.

Ao final, a Coordenadora da Educação de Farmanguinhos, Mariana Souza, reforçou a importância daquele espaço para ampliar a discussão do tema e integrar os participantes, que contribuíram com perguntas e considerações.

Coordenadora de Educação, Mariana Souza, Coordenador do Mestrado Profissional, Jorge Magalhães, Coordenador de Comunicação, Rodolfo Carvalho, e Elizabeth Villardi, da Secretária Acadêmica da Educação