A olho nu, ela tem um jeitinho de menina, mas quando começamos a aprofundar o processo de separação dos componentes, da mistura da profissional e mulher Livia Prado, desvendam-se os muitos cristais que a formam. A partir dessa associação ao processo de cristalização, tão estudado e vivenciado por ela, podemos começar a falar da mais nova doutora e servidora da Fiocruz, coordenadora de um dos cursos Lato sensu de Farmanguinhos, orientadora de alunos de Iniciação Científica e ainda mãe de primeira viagem, do pequeno Felipe.

A farmacêutica realiza atividades de cristalização e caracterização do estado sólido no Laboratório de Micro e Nanotecnologia, no Prédio da Expansão, em Manguinhos

Há 12 anos, Livia Prado iniciou na carreira científica, pelo interesse em pesquisas e na área de Farmácia Industrial. Inicialmente, em 2007, ingressou no Departamento de Síntese, como aluna de Iniciação Científica. Em 2010, formou-se em Farmácia Industrial e já emendou no mestrado em Química, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na época, Livia contou com Helvécio Rocha, então coordenador do Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados (LaSiFA), como coorientador na dissertação,com uma parceria com o Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), que cedia o espaço para o desenvolvimento do projeto.

Livia e a equipe do Laboratório de Micro e Nanotecnologia no campus Manguinhos

Contratada em 2012, a farmacêutica integrou o LaSiFA, onde pôde aprofundar os conhecimentos obtidos sobre a pesquisa relacionada à cristalização e caracterização do estado sólido e aplicou para dois fármacos. “Realizamos diversas pesquisas na área dos estados sólidos, para avaliação de estruturas cristalinas e melhorias de propriedades farmacêuticas, as quais, no mestrado, apliquei em dois fármacos: o antiparasitário mebendazol e o anti-hipertensivo carvedilol”, explicou.

Além de agregar a linha de caracterização do estado sólido ao laboratório de nanotecnologia, agora chamado de Laboratório de Micro e Nanotecnologia, ligado à Vice-Diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), uma das competências que despertam o interesse da Livia é fazer parcerias e conseguir bolsas para os projetos do departamento.

A aproximação dos bolsistas e alunos de iniciação científica, que estão ainda no ensino médio e superior, renova e gratifica a profissional, que é orientadora e coorientadora de muitos projetos do Programa de Vocação Científica (Provoc) e de Iniciação Científica (PIBIC).

O envolvimento e a contribuição na área da educação ainda cresceram quando Livia se tornou, em março de 2017, coordenadora da Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas, trazendo novos conceitos, métodos e atualizações do contexto nacional e internacional na área para o curso Lato sensu de Farmanguinhos.

“Para esses jovens, tudo é novidade e eles demonstram um encantamento no olhar. É muito bom poder transmitir conhecimento e ver o quanto eles confiam na gente. Depois da orientação, ainda continuamos fazendo parte da vida deles, dando apoio e sugestões”, destacou Livia.

Além das conquistas profissionais, em julho de 2018, o Felipe, filho da Livia, veio ao mundo, trazendo outras novas experiências, desafios e adaptações, até mesmo para o retorno à rotina de trabalho. “É cansativo, mas é muito prazeroso. Estou vivendo esse momento de dedicação à maternidade e às novas descobertas. Adoro ir à praia com ele, meu marido, amigos, para relaxar e passar o dia”, contou. Mesmo com a correria e as muitas responsabilidades, ela ainda encontra um tempo para curtir uma música, que, por sinal, ela mesma a considera bem eclética. Inclusive, a profissional ainda lembra de uma das muitas coisas boas que a farmácia deixou, que foi o gosto pelo samba e pagode, desde os encontros com a banda formada pelos colegas de faculdade da época.

Posse como pesquisadora da Fiocruz no dia 13 de maio

E engana-se quem acha que parou por aqui… 2019 veio com mais duas grandes conquistas! No início de maio, a nova doutora em Química, pela UFF, defendeu a tese “Estudos avançados de caracterização de cristais do carvedilol” e concluiu mais uma importante etapa.

Além disso, após uma longa espera, a profissional que era terceirizada da Unidade tomou posse como servidora pública da Fiocruz e atuará no Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analítica (LDVA), da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico. Livia foi aprovada no concurso de 2016 e comemora a convocação. “Depois de tanta luta, é uma realização. Essa nossa área requer muito estudo para sempre se atualizar em novas técnicas, equipamentos e metodologias. Agora é continuar focada no trabalho, como pesquisadora, orientar novos alunos, conseguir financiamentos e desenvolver cada vez mais a Educação em Farmanguinhos”, concluiu.