Farmanguinhos é mais do que uma fábrica de medicamentos, é um verdadeiro Instituto de Ciência e Tecnologia em Saúde. Diariamente, os pesquisadores dos laboratórios trabalham em novas descobertas e no desenvolvimento de novas formulações. Atualmente, existem cerca de 50 projetos de pesquisa dentro da Vice-diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI). A Assessoria Técnica de Gestão de Projetos tem o intuito de gerenciar e auxiliar no desenvolvimento tecnológico dos principais projetos institucionais da pesquisa. Conheça um pouco sobre a importância do trabalho desenvolvido por essa equipe multidisciplinar.

Criada em 2009, a área passou por algumas modificações e acompanhava os projetos, dependendo da demanda dos próprios pesquisadores ou em situações em que existiam patente ou recurso financeiro alto ou, ainda, em situações específicas relacionadas a questões jurídicas ou estruturais. Sandra Aurora, chefe da assessoria, explica o novo foco do setor com um olhar mais estratégico.

“Vamos trabalhar com o que é prioritário, com um grau de maturidade de desenvolvimento tecnológico que vale a pena continuar o investimento e com um olhar institucional, tanto de Farmanguinhos quanto da Presidência. Daremos um olhar diferenciado para os projetos que entraram no Programa Inova Fiocruz”, explicou.

No edital de 2018 do programa, oito projetos de Farmanguinhos foram aprovados dentro de três principais eixos: ideias inovadoras, geração de conhecimento e produtos inovadores. Segundo Sandra, dez projetos já estavam sendo gerenciados e o momento atual é de conclusão de alguns desses projetos. Recentemente, um foi finalizado e outros três estão na etapa final.

Os profissionais da área atuam como facilitadores para a execução do projeto em consonância com os coordenadores, verificando cronograma, pontos mais críticos, e auxiliando na formação de redes. Para mapear as atividades do gerenciamento foi elaborada a modelagem de processos, a fim de detalhar o ciclo de vida do projeto, que passa pela iniciação, planejamento, execução, monitoramento e pelo encerramento.

Processos de Gestão – Um dos recursos utilizados pela área como ferramenta de gestão é o Formulário de Caracterização dos Projetos, produzido em conjunto com os pesquisadores da VDEPI. Nele, o pesquisador consegue apresentar o status de cada etapa, respondendo a perguntas relevantes dentro das fases de pesquisa exploratória, tecnologia em prospecção, prova de conceito laboratorial e, na última fase, de desenvolvimento tecnológico.

Sandra destaca a importância desse gerenciamento para os trabalhos que estão sendo acompanhados. “Fizemos uma comparação de como era o projeto antes e depois da intervenção do gerenciamento e é nítida a melhoria, tanto do ponto de vista da organização documental, quanto dos pontos a serem melhorados que, em algum momento, estavam sendo um impeditivo para o coordenador. O profissional da área faz as conexões para que as redes possam funcionar, registrando todo o processo para que tudo fique organizado, documentado e rastreado”, destacou. Ela ainda explica que trabalham de acordo com o perfil e o ritmo do coordenador do projeto, para verificar a necessidade de uma assistência mais próxima e rigorosa.

Para solicitação do gerenciamento, os coordenadores do projeto precisam encaminhar diversos documentos, como carta de intenção do projeto, formulários de análises críticas, de caracterização, plano de trabalho, cronograma, atas, relatório de análise crítica, entre outros. Cabe ao Comitê Gestor, formado pelos Chefes de Departamentos da VDEPI, e a Câmara Técnica de Pesquisa, com representantes das áreas, validarem os projetos que serão gerenciados.

Atualmente, a equipe da Assessoria Técnica é multidisciplinar e formada por cinco profissionais, com áreas de estudo diferentes, dentre eles, farmacêuticos e um engenheiro de produção, que auxilia nos processos. O grupo realiza uma reunião semanal e, quando necessário, com os coordenadores de cada projeto e a equipe.

Equipe da Assessoria Técnica é multidisciplinar e acompanha todas as etapas do gerenciamento diretamente com os coordenadores dos projetos

Além disso, a participação nos fóruns da Gestec e as visitas externas agregam mais experiências e estreitam as parcerias com institutos de pesquisa para prestação de serviços. Por exemplo, para os projetos de leishmaniose, Farmanguinhos conta com a colaboração do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e do Instituto Gonçalo Muniz (Fiocruz Bahia). Há também a colaboração de outros departamentos que se envolvem em determinadas etapas, como o setor financeiro da VDEPI, que faz a administração dos projetos que contam com verbas externas de editais.

A atuação da gestão de projetos está cada vez mais estratégica para a contribuição do desenvolvimento tecnológico da pesquisa da Unidade. A junção do olhar inovador dos pesquisadores com a expertise e o direcionamento da gestão dos projetos é fundamental para o futuro de Farmanguinhos e da saúde da população brasileira.