O ecossistema digital, Educare, ampliará o potencial dos recursos educacionais abertos na Fundação

Regina Nacif é uma das coordenadoras do curso de Introdução à Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade e apresentou o curso, que já tem mais de mil inscritos. (Foto: Thiago Frances)

Farmanguinhos participou do lançamento da plataforma Educare, desenvolvida pela equipe do Campus Virtual Fiocruz, no final de setembro, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, em Manguinhos. A plataforma Educare é um ecossistema digital, que garante o acesso de recursos educacionais abertos (REA). No encontro, também foram apresentados os produtos que resultaram dos editais de Recursos Comunicacionais e Educacionais Abertos, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC / Fiocruz).

O Instituto apresentou dois produtos, que são cursos de educação à distância (EAD) e auto instrucionais. O primeiro “Introdução à Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade”, sob a coordenação de Regina Nacif e Glauco de Kruse Villas Boas, do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde, de Farmanguinhos. O curso já está liberado e conta com mais de mil inscritos.  Clique aqui para acessá-lo.

O outro projeto, que está em fase final de edição, é o curso “Pesquisa e desenvolvimento de medicamentos de interesse para a saúde pública”, sob a coordenação de Alessandra Viçosa, da Vice-diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI).

A Coordenadora de Educação de Farmanguinhos, Mariana Souza, falou sobre os dois cursos da Unidade. “Focamos em preparar recursos educacionais que tratassem assuntos relativos às práticas da Indústria Farmacêutica, de forma simples, para quem está entrando ou quer saber mais sobre a área. Fazer Recursos Educacionais Abertos não só faz parte da Política de Ciência e Educação Aberta, como também é o primeiro passo para adotar o blended learning, o qual usamos um híbrido de aulas presenciais e recursos digitais para prover uma educação de qualidade”, afirmou.

Alessandra Viçosa, coordenadora do curso Pesquisa e desenvolvimento de medicamentos de interesse para a saúde pública, apresentou o projeto, que está em fase final de edição. (Foto: Thiago Frances)

Mariana ainda destacou os diferenciais dos dois cursos: um tema tão negligenciado como o de medicamentos da biodiversidade e, no outro, a oportunidade de ter sido totalmente gravado dentro da planta fabril de uma indústria farmacêutica, proporcionando ao aluno uma experiência única.

O intuito da plataforma é ampliar o potencial dos REA. Além de armazenar e dar acesso aos objetos digitais, os idealizadores incentivam o papel dos criadores de conteúdo, a colaboração e a interação entre eles. É um espaço de descoberta e de compartilhamento. O lançamento da plataforma faz parte de uma série de iniciativas estratégicas da Fiocruz, alinhadas às políticas, em especial a de Acesso Aberto ao Conhecimento.