Em 2019 , Farmanguinhos obteve importantes conquistas para a saúde pública. Confira um resumo de notícias veiculadas na imprensa nacional

Em 2019, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obteve resultados relevantes na área de assistência farmacêutica e reafirmou sua importância para a sociedade brasileira. Para relembrar esses feitos, apresentamos aqui as principais notícias sobre a unidade veiculadas em diferentes canais de comunicação. Destacamos ainda algumas das principais publicações em nossas redes sociais. Confira.

No ano passado, Farmanguinhos concluiu algumas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Trata-se de uma política de Estado com o objetivo de internalizar tecnologia de medicamentos essenciais para o país, de modo a garantir o abastecimento do SUS, gerando economia aos cofres públicos e ampliando o acesso aos tratamentos.

Dentre esses medicamentos está o antirretroviral tenofovir+lamivudina (mais conhecido como Duplivir). Dada a relevância para a saúde pública, a produção dos lotes-piloto do medicamento foi destaque na imprensa nacional. A notícia foi veiculada nas emissoras Globo News, TV Brasil, Record e TV Jovem Pan, nas rádios Band News, Rádio Nacional e Voz do Brasil, além de jornais e sites.

O portal Panorama Farmacêutico destacou a produção dos lotes-piloto de cabergolina. O medicamento é indicado para o tratamento de enfermidades relacionadas a disfunções na produção de prolactina, pela glândula pituitária ou hipófise, causadora de sintomas como ausência ou alterações na menstruação ou ovulação, produção de leite fora do período de gestação e lactação ou, ainda, para tratamento de tumores benignos da glândula.

Abastecimento do SUS – Farmanguinhos é um braço estratégico do Ministério da Saúde, e mais uma vez comprovou sua capacidade técnica ao produzir, em caráter emergencial, medicamentos que passavam por abastecimento irregular no Sistema Único de Saúde (SUS). Tal ação beneficiou milhares de pessoas que necessitavam dos tratamentos. O Portal PFarma destacou a atuação do Instituto, que produziu mais de 40 milhões de unidades farmacêuticas de diferentes medicamentos.

Dentre os produtos estavam o tacrolimo, usado para evitar rejeição de órgãos transplantados, e o pramipexol, para o tratamento de pessoas com Doença de Parkinson. Neste sentido, a distribuição do tacrolimo foi destaque na Agência Nacional e no portal Piauí Notícias. Já o pramipexol ocupou as páginas do Canal Farma.

Plantas medicinais – No último ano, Farmanguinhos obteve também resultados relevantes nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. A Revista Química industrial destacou o papel de cientistas da unidade na área de inovação e de produtos naturais. Ainda no campo de plantas medicinais, a Rádio Nacional ressaltou o protagonismo da instituição na implantação e ampliação do programa Farmácias vivas.

Educação é o melhor remédio – Farmanguinhos produz não só medicamento, como também conhecimento. Sob esse aspecto, 2019 foi um ano especial no campo da Educação e ficará marcado pelo o início das turmas de mestrados e doutorados (acadêmicos e profissionais) da unidade. Vale destacar que o Doutorado Profissional é o primeiro do país na indústria farmacêutica. Com isso, o Instituto passa a ter dois programas de nível stricto sensu: o Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão, P&D na Indústria Farmacêutica; e o Programa de Pós-graduação Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos. O lançamento oficial teve como tema Educação é o melhor remédio.

Esse post sobre o Fiocruz pra Você chegou a 67.295 pessoas alcançadas no Facebook de Farmnguinhos

Redes sociais – Em 2019, Farmanguinhos abriu dois importantes canais de comunicação com a sociedade. Em @Farmanguinhosoficial, a população pôde interagir em tempo real com a instituição, ora buscando informações seguras e esclarecendo dúvidas, ora curtindo e compartilhando conteúdo técnico-científico de qualidade. Além disso, a partir desse veículo, a unidade obteve destaque em importantes páginas locais, principalmente aquelas voltadas para prestação de serviços para a população.

No LinkedIn são veiculadas informações de cunho acadêmico e profissional

Já o perfil de Farmanguinhos no LinkedIn (Farmanguinhos/ Fiocruz) chegou a quase 6 mil seguidores. Na plataforma, são veiculadas informações de cunho acadêmico e profissionais, de modo a promover discussões e oportunidades nas áreas de saúde, ciência e tecnologia. 

Desejamos a todos que 2020 seja um ano de grandes conquistas e boas notícias.