Localizado no campus Fiocruz Mata Atlântica, o edifício abrigará as áreas do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) e será utilizado como centro de pesquisas na área fitoterápica

No dia 19/12, Farmanguinhos assinou um convênio com a Prefeitura do Rio de Janeiro pelo qual o governo municipal cede ao instituto o uso do prédio Vianna do Castelo, localizado na Colônia Juliano Moreira, por 20 anos. O edifício, de dois andares, abrigará as áreas do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) e será utilizado como centro de pesquisas na área fitoterápica. Firmado com a Fiocruz, o documento prevê a doação de 3.392 metros de área construída.

O espaço, além de alojar todos os setores do CIBS, atualmente distribuídos entre Colônia, Hélio Fraga e o CTM,  será utilizado como centro de pesquisas na área fitoterápica e de capacitação, não só neste setor, mas também em agricultura familiar, orgânica, agroecológica, análise do solo e de água, plantio sustentável, entre outros.

O convênio entre a Prefeitura do Rio e a Fiocruz foi assinado no Palácio da Cidade, em Botafogo. (Foto: Edvaldo Reis/ Prefeitura do Rio)

Para a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a parceria é estratégica para o município e muito importante para a instituição.

“ É estratégica porque o imóvel fica numa região de Mata Atlântica e vai possibilitar que possamos unir o núcleo de biodiversidade da instituição, com o objetivo de desenvolver produtos fitoterápicos. Novos medicamentos vão beneficiar a população em geral”, comentou Nísia.

 

Além do prefeito Marcelo Crivella, da presidente e do diretor Jorge Mendonça, participaram da cerimônia de assinatura a vice-diretora de Gestão Institucional de Far, Silvia Santos, o chefe de Gabinete da Presidência, Valcler Rangel, o assessor de Gabinete da Presidência, Valber Frutuoso, o coordenador executivo do campus Mata Atlântica, Gilson Antunes e a subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Lícia Marca.

Valber Frutuoso, Gilson Antunes, Silvia Santos, Jorge Mendonça e Valcler Rangel participaram da cerimônia. (Foto: Farmanguinhos)