Profissionais da unidade doaram alimento não perecível e receberam como brinde sacola reutilizável / Foto: Viviane Oliveira

Farmanguinhos/Fiocruz realizou a entrega de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis para a Associação Lutando para Viver Amigos do INI, que apoia os pacientes atendidos pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no dia 18 de dezembro, no campus Manguinhos. A parceria entre as unidades já acontece há cerca de dez anos, através da campanha de arrecadação de alimentos, que ocorre anualmente durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat).

A cada ano, os profissionais de Farmanguinhos demonstram grande engajamento e solidariedade abraçando a campanha e alcançando números expressivos. Em 2019, foram 1.161 quilos de alimentos não perecíveis, dentre os quais arroz, feijão, macarrão, leite, por exemplo. Quem participou, ainda foi contemplado com uma sacola reutilizável, reforçando os pilares institucionais de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.

Desde 2018, a unidade tem conquistado recordes superiores a uma tonelada e feito a diferença no Natal dos pacientes atendidos pelo INI. O diretor Jorge Mendonça reconheceu o esforço de cada profissional envolvido na campanha, que contribuiu quilo a quilo, para que a meta fosse ultrapassada novamente. “A cada ano, os trabalhadores de Farmanguinhos têm participado ainda mais dessa corrente solidária. Servidores, terceirizados, estagiários e bolsistas de Far vestiram a camisa da solidariedade. O pouco de cada um muda o Natal de quem encara o tratamento do HIV/Aids e as dificuldades e preconceitos vivenciados diariamente”, observou diretor.

A Associação atende mensalmente cerca de 250 pacientes do INI, e convivem com a dura realidade e hostilidade enfrentadas pelas pessoas que se encontram em tratamento de doenças infecciosas, como HIV/Aids. Criada por médicos, enfermeiros e profissionais do INI, a entidade ajuda com materiais informativos, acompanhamento psicológico, distribuição de cestas básicas, compra de medicamentos, auxílio transporte e outras demandas emergenciais.

A diretora do INI, Valdiléa dos Santos, agradeceu o comprometimento dos trabalhadores envolvidos na campanha. “Essa solidariedade por todos os anos é fundamental para estreitar os nossos laços, inspirar aos trabalhadores da Fiocruz no pensamento de olhar a necessidade do outro e de fazer ao que está ao nosso alcance. Não resolvemos o problema do mundo, mas olha quantas pessoas vão passar o Natal melhor porque Farmanguinhos se mobilizou para colher esses alimentos”, frisou.

Clique aqui e saiba como doar para a Associação Lutando para Viver Amigos do INI.

Gestora do Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, Denise Barone, vice-presidente da Associação Lutando Para Viver Amigos do INI, Sonia Fonseca, chefe de gabinete, Vânia Buchmuller, diretora do INI, Valdiléa dos Santos, e o presidente da Associação, Marcos Maurício Braga / Foto: Viviane Oliveira