Cinco fabricantes de matérias-primas passaram por critérios de avaliação da qualidade e desempenho e conquistaram o status de certificados para oito matérias-primas.  

Com o intuito de manter a qualidade e eficiência, Farmanguinhos deu mais um importante passo, remodelando o processo de avaliação de fornecedores que culmina na certificação de fornecedores/fabricantes. Desde 2012, o Instituto tem um ativo programa de qualificação de fornecedores/fabricantes que foi otimizado e em fevereiro e março de 2024, certificou os cinco primeiros fabricantes para oito insumos farmacêuticos ativos.   

Esta certificação não é obrigatória, sendo fornecida às empresas já qualificadas que foram avaliadas, seguindo de forma satisfatória todos os critérios de qualidade e desempenho estabelecidos, como o bom fornecimento do material, atendimento às especificações, bom desempenho no processo produtivo e atendimento aos requisitos de qualidade avaliados nas auditorias realizadas no fabricante, dentre outros. Inicialmente, a certificação envolve os fabricantes de matérias-primas e materiais de embalagem. 

Esse processo de qualificação e certificação possuí quatro níveis, onde a matéria-prima e o fabricante devem cumprir com requisitos pré-estabelecidos e em conformidade à Resolução RDC nº 658/2022 de forma a demonstrar a qualidade das matérias-primas e o grau de maturidade do seu sistema da qualidade. Dessa forma, os fornecedores/fabricantes são avaliados periodicamente para cada matéria-prima por ele fornecida e vão subindo esses níveis até obter o reconhecimento pelo Instituto, com a sua certificação para uma ou mais matérias-primas.  

O diretor Jorge Mendonça correlaciona a certificação à confiança e à qualidade dos medicamentos entregues ao Sistema Único de Saúde. “O compromisso com a qualidade e excelência de nossos medicamentos integra os nossos valores institucionais. Esta certificação reforça a preocupação de melhoria contínua e a robustez de nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), garantindo produtos seguros e eficazes para a população. Agradeço todo o empenho de nossa força de trabalho envolvida e a confiança de nossos fornecedores qualificados e agora certificados”, ressalta.  

Rodrigo Fonseca, vice-diretor de Gestão da Qualidade (VDGQ), destaca os benefícios desta inovação para a melhoria contínua dos produtos e serviços de Farmanguinhos. “Este processo interno demonstra um nível de amadurecimento do SGQ, contribuindo para mantermos a qualidade assegurada, com redução de recursos/custos e dando celeridade como redução do tempo decorrido para liberação da matéria-prima pelo Controle de Qualidade. Uma matéria-prima que tenha sido certificada tem especificação e métodos analíticos harmonizados com nossos protocolos internos, podendo deixar de ser analisada por completo, visto que já foi demonstrado pelo seu histórico o alto grau de confiança, robustez e qualidade, permitindo celeridade no fornecimento ao SUS”, afirmou. Além disso, o vice-diretor destacou como benefício a redução tanto de custos com reagentes e insumos no laboratório de Controle de Qualidade quanto no uso de mão-de-obra. 

As matérias-primas e fabricantes certificados continuarão a ser monitorados em cada fornecimento, para garantir que os mesmos mantenham o nível de qualidade idêntico ou superior ao observado quando da certificação e, caso haja algum desvio de qualidade, o nível do fornecedor será revisto, conforme procedimento de Avaliação de Desempenho estabelecido no Sistema de Qualidade Farmanguinhos. Além disso, as outras matérias-primas e materiais de embalagem continuarão a serem monitorados de forma que outros fabricantes possam atingir o nível de certificação. 

As primeiras matérias-primas e fabricantes certificados são: 

Fabricante Material 
Nortec Química S.A. Sulfato de atazanavir Zidovudina Lamivudina Lamivudina 2×1 
Aurisco Pharmaceutical Co Ltd Fumarato de Tenofovir Desoproxila 
Second Pharma Co. Ltd Isoniazida 
Biocon Limited Tacrolimo 
Globe Química S.A. Efavirenz 

No dia 30/4, durante a comemoração dos 48 anos do Instituto, os fornecedores receberam o certificado das mãos dos vice-diretores da Unidade. Confira as fotos: